O Brasil ganha um centro de produção de software totalmente voltado para o atendimento de empresas alemãs que atuam em qualquer lugar do mundo. O projeto entrou em operação na cidade de Blumenau (SC), implantado pela provedora de serviços de tecnologia da informação T-Systems, subsidiária do Grupo Deutsche Telekom, que comprou recentemente a Gedas.
O novo centro para operações de offshore já entrou em funcionamento com dois clientes mundiais: DaimlerChrysler e Volkswagen.
A T-Systems do Brasil já explora o mercado de offshore com a produção de software para todo o mundo no idioma inglês.
Segundo Massuo Uemura, CEO da T-Systems do Brasil, o primeiro centro da T-Systems a operar em alemão fora de seu país de origem é uma iniciativa que evidencia que as competências regionais são relevantes.
O executivo observa que a área de TI é muito sensível a idioma e cultura. Ressalta que conversar com o cliente na sua língua faz toda a diferença. Ele destaca que é preciso total compreensão das demandas que vem do cliente para que o software a ser desenvolvido atenda realmente suas expectativas.
A escolha da T-Systems por Blumenau (SC) não se explica apenas pelo acesso ao idioma alemão por parte da comunidade, mas também pelos projetos do governo local de estímulo à capacitação de profissionais no segmento de TI, através da Blusoft e das universidades locais.