A T-Systems Brasil, subsidiária do grupo Deutsche Telekom na área de tecnologia da informação e comunicações (TIC), inaugurou no dia 10 de outubro, na cidade de Blumenau, o primeiro centro de produção de software a operar no Brasil totalmente voltado para atender empresas alemãs que atuam em qualquer lugar do mundo. Considerado um centro de competência de offshore, a nova unidade começa a operar já com dois clientes mundiais, a DaimlerChrysler e a Volkswagen.
A T-Systems do Brasil já possui experiência em produção de software offshore em todo o mundo no idioma inglês. Segundo o presidente da T-Systems EUA, Eric Verniaut, a subsidiária norte-americana do grupo já é atendida pela filial brasileira há dois anos em projetos offshore, com total sucesso.
Segundo Massuo Uemura, CEO da T-Systems do Brasil, o primeiro centro da T-Systems a operar em alemão fora da Alemanha é uma iniciativa que evidencia que, a despeito da globalização, as competências regionais continuam a ser relevantes. ?Tecnologia da informação é uma área sensível a idiomas e cultura. Quando você conversa com o cliente no idioma do cliente, isso faz toda a diferença do mundo porque é preciso total compreensão das demandas que vêm do cliente para que o software a ser desenvolvido atenda realmente suas expectativas?, explica.
A escolha da T-Systems por Blumenau não se explica apenas pelo acesso ao idioma alemão por parte da comunidade, mas também pelos projetos do governo local de estímulo à capacitação de profissionais no segmento de tecnologia da informação, através do Blusoft, o pólo de software de Blumenau, e das universidades locais.
A regionalização da produção de software com foco no atendimento de mercados internacionais é um processo que está levando o desenvolvimento de softwares para países que reúnem comunidades diversificadas, com pessoal capacitado e custos de mão de obra mais em conta do que os verificados em países desenvolvidos. Massuo acredita que o Brasil, por ser um país de imigrantes, tem todos os requisitos para abrigar outras fábricas de software focadas em empresas que atuam em outras comunidades.