Em 2014, 84% dos novos assinantes de TV paga virão de mercados emergentes e os serviços de vídeo sob demanda serão preponderantes na receita das operadoras de TV paga, segundo a empresa de pesquisa Pyramid Research. A consultoria ressalta, no entanto, que o bom desempenho com vídeo on demand nesses mercados dependerá de uma variedade de fatores, entre os quais o modelo comercial, a aprovação de normas para o serviço, a tecnologia e arquitetura de rede, disponibilidade de conteúdos, demanda dos consumidores e o cenário competitivo.
"Em 2014, os mercados emergentes serão responsáveis por 69% do total global de assinantes de TV paga", disse Dan Locke, analista sênior da Pyramid Research e autor do relatório.
Entretanto, apesar de em volume de assinaturas a representatividade dos países emergentes ser grande, em termos de receita os números ainda são baixos. "Apenas 20% das receitas de TV paga de todo o mundo vem dos mercados emergentes", observa o analista.
Segundo a Pyramid, existem grandes oportunidades de atuação das operadoras de TV paga nos mercados emergentes com os serviços de vídeo sob demanda, já que este é pouco explorado nessas localidades.
- Mercado inexplorado