Convivendo com a escassez constante de mão de obra e preocupada com os prejuízos que a falta de profissionais qualificados podem acarretar para os negócios, a integradora brasileira de soluções e serviços de TI Resource decidiu lançar um programa de formação, como parte de sua estratégia global para multiplicar e reter talentos. De acordo com Gilmar Batistela, presidente da Resource, a companhia deve investir cerca de R$ 1,5 milhão em capacitação nos próximos 12 meses para suprir sua própria demanda. "O segmento acadêmico não está formando de acordo com as reais necessidades do mercado. Em função disso, decidimos iniciar uma formação paralela", afirma o executivo referindo-se ao novo programa lançado no início do mês, em São Paulo.
Batizado de Programa de Formação Resource é uma iniciativa que visa completar a formação acadêmica com ênfase em treinamentos comportamentais e assim preparar o estudante para ingressar no mundo corporativo com uma especialização nas áreas de maior demanda. "Além da questão de competência técnica, desejamos formar profissionais com valores da empresa e com a capacidade de trabalhar em equipe", diz Batistela.
Concebido em três etapas, o programa será contínuo. Essa primeira turma formará os alunos nas linguagens Java e .Net, mas a próxima deverá ser Cobol. Por outro lado, o treinamento comportamental estará baseado em três pilares: comunicação, relacionamento interpessoal e atendimento ao cliente. "Vamos formar profissionais com capacidade para multiplicar o conhecimento e formar outros e que já ingressarão no mundo corporativo com valores e aptidões como colaboração, responsabilidade individual, além de criatividade", resume Fabiana Batistela, gerente corporativa da Resource e idealizadora do programa.
O programa teve início com a escolha e cadastramento das faculdades. O critério para essa seleção incluiu a proximidade da região onde a empresa está instalada para facilitar a vida dos estudantes e a grade curricular. Em seguida, a Resource abriu inscrições para alunos do primeiro ao terceiro ano de cursos voltados para a área de TI. Nessa etapa, recebeu perto de 300 currículos dos quais foram selecionados 70 inscritos. Após uma prova e, na nova peneira, permaneceram apenas 24 candidatos que já ingressaram em um treinamento intensivo. O primeiro ciclo do programa incluirá três meses de curso com quatro horas diárias, além da faculdade. Durante esse período, os 24 estudantes receberão uma ajuda de custo.
- Mão de obra