Integrar os diversos setores de uma empresa, reduzir custos, eliminar retrabalho, cruzar informações e facilitar a tomada de decisões dos gestores. Essas são algumas das funções do sistema SAP, segundo a empresa. E, antes visto como artigo de luxo, o sistema agora é encontrado também nas Pequenas e Médias Empresas, por meio de programas criados exclusivamente para elas.
Pensando na utilidade que os softwares SAP têm para as PMEs nacionais, a Zethos comercializa o SAP Business One, desenvolvido com uma interface que ao mesmo tempo possibilita ao empresário controlar a sua empresa e ter a sua disposição relatórios e dados que o auxiliem no relacionamento com seus clientes e na tomada de decisões.
"O principal objetivo do SAP Business One é conectar os processos das PMEs, como o departamento de vendas com o de produção, com o de logística e todos estes com o financeiro e a contabilidade, gerando dados mais confiáveis e indicando oportunidades de crescimento antes ofuscadas pela falta de comunicação entre os setores", afirma Valmir Neves, diretor-presidente da Zethos.
A Remaq, que atua com a venda e assistência técnica especializada de equipamentos de automação comercial, foi uma das empresas que investiu no SAP Business One. O sistema interno antes utilizado não suportava mais o volume de informações produzido pela empresa e ela corria o risco de crescer de forma desordenada. Com a aquisição do software, a Remaq conta agora com mais recursos do que necessita. "Ele oferece tudo o que precisamos, desde relatórios gerenciais a organização de processos e funções. Com informações qualificadas à disposição, ganhamos tempo e dinheiro", conta Bruno Coelho, diretor administrativo da empresa.
Como a maioria das PMEs ainda não conta com esse auxílio, o mercado está em forte expansão. O número de clientes do SAP Business One cresceu 80% em relação ao mesmo período de 2009, e a expectativa é de que o crescimento chegue a 130% até o final do ano.
- Agora para PMEs