O Tribunal de Contas da União (TCU) identificou pontos vulneráveis que podem comprometer a segurança da informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP). A falha foi encontrada após auditoria realizada pelo órgão para avaliar controles gerais de governança de tecnologia da informação (TI). Segundo o TCU, os principais problemas detectados foram falhas no plano diretor de TI e na política de segurança de informação e comunicações, além da inexistência de plano estratégico institucional.
Para sanar as vulnerabilidades identificadas, o tribunal fez uma série de recomendações e determinou também que o Ministério do Planejamento ajuste a política de segurança da informação e comunicações, implante um processo de gestão de riscos de segurança da informação, e estabeleça critérios de classificação de informações, a fim de que possam ter tratamento diferenciado, conforme seu grau de importância, criticidade e sensibilidade.
Em seu relatório, o ministro Aroldo Cedraz observou que “o tema de segurança da informação é essencial para o adequado funcionamento das organizações públicas e para a defesa da intimidade dos cidadãos que com elas interagem”.