Transformação Digital é a chave para levar clientes jovens à loja física

0

Contar com um público fiel, que veste a camisa da marca e compra nela ano após ano é muito importante. Afinal, isso demonstra que a loja tem um diferencial em relação à concorrência e conhece – e reconhece – os consumidores que apoiam fielmente aquele empreendimento. No entanto, qualquer negócio que visa o crescimento precisa sempre buscar atrair novos clientes. Isso não significa que os consumidores tradicionais devem ser relegados em segundo plano, apenas que é necessário pensar além deles. E, para isso, é fundamental atingir e conquistar as novas gerações. 

Nesse sentido, o lojista deve compreender onde estão os jovens e quem eles são para mostrar as suas qualidades. Por isso, o primeiro passo para conquistar esses compradores é entender melhor seu perfil e comportamento. Um spoiler nada agradável: atraí-los para uma compra na loja física não é uma missão das mais fáceis. 

Dados de uma pesquisa realizada pela empresa de análise Verint aponta que a Geração Z, que engloba pessoas dos 8 aos 23 anos, têm jornadas de consumo extremamente complexas. Isso porque mais de 75% desses compradores usam mais de um recurso digital – como sites de classificação, influenciadores e mídias sociais – para ajudar em sua decisão de compra. Ou seja, em geral eles apenas consomem conteúdos que são autênticos e que vão de encontro ao que pensam, além de utilizarem o ambiente online como alavanca nesse processo. Essa é a essência das novas gerações e trabalhar as características em questão é determinante para levá-las às lojas físicas. 

Dessa forma, uma boa saída para começar a atrair um público jovem é não encarar a internet como uma ameaça ou apenas mais um canal de vendas para se preocupar, mas como uma verdadeira ferramenta de marketing digital. O cenário virtual oferece diversas oportunidades para tornar uma marca conhecida. Assim, mesmo que o comércio eletrônico não esteja dentro do modelo de negócio, é sempre recomendável recorrer a alguns aspectos básicos dele. 

Por exemplo, um site oficial e o uso de redes sociais permite que as novas gerações se identifiquem com a linguagem de venda. Além disso, comunica a chegada de novos produtos e melhorias na loja física, como uma reforma na fachada ou a inauguração de uma nova unidade da marca. A manutenção de blogs também é um método interessante de explorar o meio digital, pois permite que técnicas de inbound marketing sejam exploradas, levando assuntos relevantes aos consumidores. 

Um dos casos mais evidentes de como a aplicação desses fatores acaba sendo um diferencial para atrair clientes jovens ao espaço é o crediário. A grande força dessa modalidade é justamente o retorno à loja física para o pagamento de parcelas, que, geralmente, abrange consumidores que já estão fidelizados com a marca. Contudo, a digitalização de processos e o surgimento de novas ferramentas tecnológicas, como o Pix, têm mobilizado lojistas que estavam em uma zona de conforto a se atentar a mercados e hábitos de consumo modernos. 

Não à toa, esse grupo de empreendedores tende a olhar de perto quais são as críticas, elogios e sugestões das novas gerações, tornando a adaptação para outros modelos de negócio mais fácil. Com essa troca comunicacional, é possível desenvolver um serviço tecnológico que estimule a experiência do cliente.  

Um bom exemplo disso é o crediário digital, em que a venda é realizada com a mesma praticidade do que fosse feita por meio de um cartão de crédito, e que pode ser realizada de qualquer lugar. Além de maior praticidade, isso entrega uma experiência diferenciada a uma faixa etária que naturalmente já valoriza esse tipo de ação.  

Estratégias como essa são vias para a desburocratização nas vendas, o que auxilia o empreendedor a não se apegar a um grupo específico e único de métodos, assim como o cliente a buscar experiências de compra satisfatórias que não necessariamente estavam esperando. Se os comércios tradicionais abrirem os olhos para esse novo mundo de possibilidades, poderão unir o útil ao agradável, aliando a assertividade e a agilidade da tecnologia à "magia" do consumidor em comparecer a uma loja presencial. 

Jeison Schneider, sócio-fundador e CEO do Meu Crediário. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.