A Zup, empresa criadora de tecnologia, parte do Grupo Itaú, está com inscrições abertas para o programa 'Estrelas Aprendiz', para formar e capacitar mulheres pretas na área. As escolhidas receberão treinamento para desenvolver habilidades técnicas e comportamentais por especialistas da empresa. O programa terá 16 meses de duração e ao final, as participantes serão desenvolvedoras juniores.
A partir do primeiro dia de programa, as selecionadas serão colaboradoras da Zup, contratadas em regime CLT de jovem aprendiz. Essa será a primeira edição do 'Estrelas Aprendiz', que reúne as experiências de outros dois programas de capacitação realizados na companhia, o 'Estrelas Fora da Caixa' para pessoas em vulnerabilidade social e o 'Zupper Aprendiz' para talentos de 18 a 22 anos.
"O novo formato é uma evolução dos nossos processos e foi criado especialmente para a inserção de mulheres pretas no mercado de tecnologia", afirma Bruna Lacerda, diretora de Experiência e Diversidade e Inclusão. Segundo pesquisa da plataforma PretasLab, esse grupo representa apenas 11% das empresas brasileiras do setor. "Somos muitos dedicados à diversidade na Zup. Acreditamos que ambientes de trabalho com times plurais estimulam o crescimento exponencial, a criatividade, enriquecem o processo de desenvolvimento e representam o cenário que buscamos atingir futuramente, com ações imediatas" diz Bruna. Atualmente, a empresa possui cerca de 45% dos colaboradores pertencentes a algum grupo de diversidade.
Confira abaixo os requisitos para participação no programa:
- Ser uma mulher preta, cis ou trans, de 18 a 22 anos
- Morar em Uberlândia, São Paulo ou Campinas;
- Ter uma renda familiar per capita de até um salário mínimo;
- Não possuir vínculo anterior com o programa Jovem Aprendiz;
- Estar cursando ou já ter concluído o ensino médio;
- Ter disponibilidade de trabalho nos períodos manhã e tarde;
- Ter muita vontade de aprender, comprometimento e responsabilidade;
O programa seguirá o modelo híbrido. As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo site.