Cerca de 225 mil cópias do ProtectDrive, software de criptografia de disco da SafeNet para proteção de dados sensíveis em notebooks e dispositivos móveis, já estão sendo utilizadas por mais de cem agências do governo dos Estados Unidos. A medida faz parte da adequação de todas as agências governamentais americanas à diretiva OMB M-06-16, a qual estabelece que todos os computadores, dispositivos e equipamentos móveis, entre os quais da NASA e da CIA, sejam equipados com sistemas de criptografia.
Estima-se que, em média, o notebook de um agente do governo norte-americano contenha informações que podem valer mais de R$ 1 milhão em dados de negócios confidenciais e propriedade intelectual. "Mais do que a tensão provocada pelo roubo ou perda dos equipamentos, o prejuízo maior está na vulnerabilidade da informação que o laptop armazena", diz Anselmo Cimatti, diretor de operações e sócio da subsidiária brasileira da SafeNet.
Ele explica que a tecnologia de criptografia do ProtectDrive da SafeNet cifra, numa primeira etapa, o disco rígido dos equipamentos, "escondendo" os dados e tornando-os protegidos contra ameaças de divulgação não autorizada de informações, no caso de roubo ou mesmo de perda acidental dos notebooks. ?A autenticação pré-boot previne que pessoas sem autorização consigam se conectar ao sistema para acessar informações sensíveis, críticas e confidenciais?, acrescenta Cimatti.
O ProtectDrive pode ser integrado também com outras soluções de segurança da multinacional norte-americana, como o SafeNet iKey, o SafeNet Smartcard, mas pode também ser integrado a soluções de autenticação de dados de outros fornecedores. A solução disponível para o governo norte-americano vem com uma VPN cliente "HA Remote", padrão na proteção do acesso remoto às redes do governo dos Estados Unidos.