Comissão Direitos Humanos discute combate ao crime na internet

0

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados promove nesta terça-feira (14/11) seminário para discutir propostas em tramitação no Congresso Nacional relacionadas ao combate aos crimes cometidos por meio da internet. O debate foi sugerido pelo presidente da comissão, deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP).

O deputado destaca que o objetivo da comissão é tornar compatível a necessidade de repressão aos crimes cibernéticos com a preservação dos direitos humanos e do respeito pleno às liberdades civis, à livre expressão e ao direito à comunicação e informação. Greenhalgh vê com preocupação o substitutivo do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) a projetos que tipificam os crimes na internet, em análise da Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

O substitutivo de Azeredo introduz restrições no acesso à internet. "O Senado está na contramão. Nossa comissão tem trabalhado para que o uso indevido da internet seja combatido, mas sem ferir o direito à manifestação", disse Greenhalgh. "Não é obrigando todos os usuários a se identificar que vamos conseguir coibir esses crimes."

O deputado lembra que os crimes na internet são tema da maior parte das denúncias recebidas pela Comissão de Direitos Humanos. Greenhalgh aponta para a necessidade de preencher as lacunas na legislação penal para tipificar ilícitos na internet, como a posse de pornografia infantil, e conceituar as responsabilidades de provedores da internet. "É possível localizar os responsáveis pelos endereços eletrônicos de onde partem as ações criminosas e preservar as provas. Para isso, é necessária a colaboração dos provedores, o que nem sempre ocorre."

O seminário tem início às 14 horas no plenário 1.

Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.