Rede Mercosul contrata Loral Skynet para expandir ensino a distância no Brasil

0

Com a meta de levar o ensino a distância a 100 mil alunos e conexão à internet a 2 mil telecentros espalhados por todo o Brasil até o fim de 2007, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), divisão responsável pela área de Educação da Rede Mercosul de Comunicação, acaba de assinar um acordo comercial com a Loral Skynet do Brasil. O contrato, cujo valor não foi revelado, contempla a locação de banda Ku disponibilizada pelo satélite Estrela do Sul 1, da Loral.

Para atender a um maior número de localidades e promover a inclusão digital, o instituto optou por migrar da banda C para a banda Ku. ?Como não queríamos ficar restritos a transmissão de aulas por teleconferências, saímos em busca de uma alternativa para expansão da nossa cobertura levando também o acesso à internet para regiões distantes, onde não há qualquer tipo de interconectividade?, explica Reginaldo Daniel da Silveira, diretor geral do IBICT.

Segundo ele, a expectativa é que o retorno sobre o investimento inicial (ROI) se dê em seis meses e que até o fim do ano 10 mil bolsas de estudos de ensino distância para ensino fundamental médio, especialização e ensino técnico profissional sejam distribuídas por meio de parcerias com projetos governamentais de inclusão digital e alfabetização.

O satélite Estrela do Sul 1 vai atender também as demandas e compromissos futuros do instituto, entre os quais um projeto fechado recentemente com o Ministério da Indústria e Comércio para oferecer acesso à internet e apoio de capacitação para 2 mil telecentros em todo o país. Além disso, a previsão é que já em janeiro de 2007 todas as 440 salas de educação à distância, onde são transmitidos os cursos produzidos pelo instituto, estejam operando em banda Ku. ?Hoje a tecnologia está em fase de testes em 140 salas. Até janeiro todos os centros de transmissão devem usar a banda Ku para atender mais de 25 mil alunos?, conta Silveira.

Segundo o diretor geral do instituto, a principal meta de expansão é atingir as cidades de pequeno porte em locais de difícil acesso, onde não existe tipo algum de infra-estrutura de comunicação. ?Iremos relacionar os pontos com maior necessidade para transmissão dos cursos e desenvolvimento de centros de educação à distância e acesso à internet?, diz o executivo.

Para William Hemmings, diretor comercial regional da Loral Skynet do Brasil, esse tipo de negócio realizado com o IBICT é muito gratificante. ?Prover tecnologia de acesso para empresas comprometidas com projetos de educação e inclusão digital nos deixa extremamente satisfeitos, pois além do negócio em si, estamos colaborando para o desenvolvimento social do país?, finaliza o executivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.