A adoção de soluções de business intelligence nas empresas ainda apresenta fatores de inibição, segundo dados de uma pesquisa apresentada nesta quinta-feira, 13, durante o lançamento da versão 4 do software Cognos 8. O seu principal diferencial em relação à versão anterior é a interação que proporciona aos usuários finais, que podem assim criar, acessar e interagir com as informações de forma personalizada, tornando mais ágil o desempenho e as decisões de negócios.
A pesquisa diz que 95% da força de venda típica de uma empresa não têm conhecimento da estratégia e 60% das companhias não relacionam o orçamentou com a estratégia.
Para Marcos Chomen, gerente regional da Cognos Brasil, empresa adquirida pela IBM em novembro do ano passado, a interpretação dessa pesquisa é que existe um descolamento entre a estratégia e objetivos de resultados da alta direção com os números reais e previsões reais das equipes de vendas.
"Com a nova versão, o executivo pode ir direto à base de origem dos números e assim confirmar ou não se o planejamento corresponde à realidade. Ela tem uma ferramenta chamada data lineage onde o usuário faz a pesquisa da origem dos dados", explica Chomen.
Outras características significativas da versão é sua integração com todos os recursos da Infomation Infra-estructure da IBM, a adoção de um glossário padronizado; a inclusão de uma ferramenta colaborativa, em que todas as fases dos processos podem ser colocadas e compartilhadas anotações para melhorar o resultado e entendimento do trabalho por todos os envolvidos.
A nova versão oferece ainda um dashboard (painel) amigável, que pode ser personalizado pelo usuário; quatro maneiras diferentes de acesso (portal, navegador, portais de terceiros e por mecanismo de busca como Google ou extraídos dos sistemas de BI de forma estruturada ou não); visualização gráfica em flash e zoom automáticos ou manuais. Também suporta aplicativos de 64 bits, suporte ao protocolo IPv6, e incorpora novas metodologias de datasources, administração e deployment e processos.
A IBM desenvolveu um novo software analítico dentro da linha Cognos 8 v4. O Cognos 8 Financial Performance Analytics projetado para oferecer informações sobre desempenho financeiro, usando relatórios configuráveis para análises contábeis.
As novas funcionalidades também ajudam usuários corporativos a direcionar decisões através de interfaces móveis e orientadas ao consumidor. A lista de interfaces inclui dispositivos BlackBerry, Symbian e Windows Mobile.
"Os executivos das organizações devem lidar com o rápido ritmo de mudanças de uma economia globalmente conectada", afirma Chomen. "Hoje, os profissionais precisam acompanhar a velocidade de seus negócios e tomar decisões rápidas e confiáveis, não importa se estão no escritório ou em trânsito."
- Software mais acessível