O gigante chinês do comércio eletrônico Alibaba está entre as 25 maiores empresas do Índice S&P 500 que mais ganharam valor de mercado, ficando à frente de outros colossos como o Facebook, Chevron, JP Morgan Chase, Walmart, Procter & Gamble, Wells Fargo e General Electric.
Quando o Alibaba realizou sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), menos de dois meses atrás, estava avaliado em cerca de US$ 169 bilhões, superando os US$ 104 bilhões de valor de mercado alcançado pelo Facebook em seu IPO. A abertura de capital também proporcionou ao grupo chinês uma maior capitalização do que a Amazon.com, Walt Disney e Citigroup.
Desde então, suas ações subiram cerca de 70%, ultrapassando gigantes da tecnologia como Oracle e IBM, a operadora de telefonia americana Verizon Communications e o laboratório farmacêutico Pfizer.
O desempenho na bolsa do gigante do e-commerce também superou o do Facebook e do Twitter, cujas ações desabaram 12% e 24%, respectivamente, depois de divulgarem os primeiros resultados financeiros como empresas cotadas no mercado de capitais. Na terça-feira, 11, por exemplo, as ações do Alibaba subiram mais de 14%, depois de divulgar seu balanço trimestral em 4 de novembro.
O valor de mercado do Alibaba agora é de US$ 285 bilhões, o que o coloca entre as 10 maiores empresas do Índice S&P 500, atrás apenas da Apple, ExxonMobil, Google, Microsoft, Berkshire Hathaway e Johnson & Johnson.