Três tendências que estão transformando a impressão corporativa

0

A indústria de imagem e impressão vem mudando muito nos últimos anos, impelida por estímulos de todos os tipos. Com a instabilidade da economia global desde o final da última década, os negócios de todos os tamanhos estão cada vez mais sensíveis à eficácia dos investimentos. Por isso, o custo-benefício nunca foi tão relevante: o melhor investimento não é necessariamente o menor, mas o mais inteligente, aquele que vai trazer mais valor e produtividade para a indústria.

E quais seriam as principais tendências para o mercado de impressão nesse momento?

Dê mais autonomia para seu cliente: Custo é importante. Mas o fundamental é garantir benefícios com o investimento que é feito. Manutenção, insumos, produtividade e velocidade são fatores que competem para garantir uma melhor experiência de impressão – inclusive no fator economia. Se o equipamento de impressão tem uma interface mais intuitiva; é mais robusto do ponto de vista de durabilidade, não requerendo manutenção frequente; é mais produtivo, garante mais impressões, sem investimento adicional em insumos; e imprime com velocidade; então essa autonomia de impressão barateia os custos por página. Por isso, é cada vez mais frequente que as empresas busquem por tecnologias que ofereçam a experiência com maior autonomia. Adicionalmente, a autonomia do cliente final proporciona um menor custo operacional para os prestadores de serviços de outsourcing de impressão, visto que são reduzidos os custos com frete e gestão de estoques de insumos, bem como a frequência em que o técnico necessita ir até o cliente para manutenção.

Cor é o futuro: Até recentemente era forte o mito de que a impressão em cor é mais custosa do que a monocromática. Mas com o desenvolvimento de novas tecnologias de impressão colorida, em especial os tanques e bolsas de tinta que são mais duráveis, essa visão tem mudado. Em mercados maduros, a impressão colorida vem aumentando nos últimos anos. Segundo dados de 2015 da IDC, as impressões corporativas em cores no Japão representam 46%, na Europa Ocidental 34%, Estados Unidos 29% e Canadá 24. Enquanto isso, as impressões coloridas na América Latina representam apenas 10%, atrás inclusive do Oriente Médio e da Ásia.

Descarte apenas o necessário: Sustentabilidade é uma palavra de ordem e a indústria de impressão tem de olhar com mais cuidado para seu parque de máquinas. A cada dia, os lançamentos endereçam a necessidade de gerar menor impacto ambiental com a redução no descarte de consumíveis e economia de energia, chegando a consumir até 80% menos que tecnologias anteriores.

Em todos os casos, há uma tendência geral por trás de toda essa mudança: eficiência de custo. Tanto os produtos que proporcionam mais autonomia ao cliente (seja com mais vida útil do insumo, seja com mais robustez evitando manutenção frequente); o custo mais competitivo da impressão colorida; quanto as soluções sustentáveis; significam para as empresas investimentos com melhor custo-benefício.

Ewerson Matos, diretor de Negócios da Epson do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.