Com negócios em expansão, a Persis Telecom, prestadora de serviços de telecomunicações brasileira, está investindo na implantação de redes ópticas DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) baseadas na nova geração de compactos de 4U da Padtec, lançada recentemente pela empresa para atender ao mercado de provedores de internet.
A provedora selecionou a plataforma DWDM da Padtec para iluminar uma rota entre o interior do Paraná e a capital paulista, complementando suas redes MetroEthernet baseadas em switches. Para iluminar o primeiro trecho, entre Maringá e Londrina (PR), com 160 quilômetros de extensão total, a Padtec forneceu transponders e amplificadores ópticos dessa nova geração, garantindo à região milhares de novas conexões de alta capacidade.
"Processamento e armazenamento de dados, transmissão de vídeos em alta resolução, aplicações na nuvem, interligação de datacenters, tudo isso aponta para a perspectiva cada vez maior de aumento de tráfego por parte das empresas e dos usuários finais", afirma Carlos Henrique Romaneli, CEO da Persis Telecom. "Para atender a esse crescimento, é necessário buscar soluções que permitam o uso mais efetivo das fibras ópticas existentes, evitando o lançamento de novos cabos e viabilizando upgrades de capacidade, inclusive com a adoção de novas tecnologias para permitir operação sincronizada de storages remotos na mesma plataforma, de forma rápida. A solução compacta da Padtec oferece alta capacidade de transmissão e versatilidade, com um excelente custo-benefício", completa.
Alinhada às tendências de sistemas DWDM para o segmento de provedores de serviços de internet (ISPs), a solução compacta da Padtec foi desenvolvida para atender à demanda desse mercado por capacidade de transmissão elevada em uma ocupação de espaço reduzida. "Graças à eficiente combinação de custo e desempenho proporcionada por essa solução, as vantagens da tecnologia DWDM passam a estar ao alcance também de operadoras de redes regionais e provedores de serviços de internet, que precisam atender seus clientes nas demandas por banda e novos serviços", afirma Argemiro Sousa, diretor de Negócios da Padtec.