A fintech de cobrança Acerto aumentou a produtividade do time de tecnologia ao adotar uma solução de observabilidade. Com o apoio da Delfia, a empresa instalou a solução Datadog, ganhando uma visão unificada sobre dezenas de tecnologias, segundo informa Wilker Rodrigues Costa, gerente de Privacidade e Segurança da Acerto.
Parceira de gigantes como Carrefour, Atacadão, Riachuelo e Havan, a Acerto oferece a seus clientes uma experiência 100% digital. Consciente de que a UX entregue ao cliente Acerto tem de ser sustentada por um ambiente digital maduro, o time de TI e Cybersecurity encontrou na disciplina de observabilidade um caminho de evolução constante dos processos digitais da empresa.
Segundo a empresa, antes da implementação eram necessárias várias horas para identificar um problema – era preciso checar diversos sistemas, incluindo as conexões via arquivos e APIs com os parceiros de negócios. Agora, entre a identificação precisa e a correção do problema gasta-se, no máximo, duas horas. No passado, um problema mais complexo poderia exigir 2 ou 3 dias de análise da parte do time.
No que tange à saúde das APIs (Application Programming Interfaces) utilizadas pela Acerto, também há avanços. Antes da observavilidade, eram necessárias diferentes ferramentas de monitoramento para ter uma visão sobre aplicações rodando em ambiente multinuvem e também sobre os bancos de dados. A implementação do Datadog permite, agora, uma ação imediata e assertiva pelo time de DevOps da empresa que, rapidamente e de forma preditiva, identifica qualquer desvio de comportamento da API.
Na visão de Wilker Rodrigues Costa, agora é possível determinar o que está efetivamente acontecendo. "Uma API pode estar sendo muito solicitada por motivos de negócios ou por ser alvo de um ataque de força bruta. Com ajuda da observabilidade, essa diferença é identificada, nos ajudando a tomar as atitudes devidas para chegar à causa raiz deste problema".