Principal produto da Oi, a Oi Fibra registrou crescimento de 6% na receita, no terceiro trimestre deste ano, na comparação com igual período do ano passado. Já as receitas com TIC para clientes B2B subiram cerca de 24% no mesmo período.
Os números foram os destaques apresentados no balanço do 3º trimestre, divulgado pela companhia, no último dia 9 de novembro. O avanço da base de casas conectadas com fibra e a melhoria da receita mensal média por usuário (ARPU), além da expansão dos serviços em Cloud foram os principais fatores desse resultado.
Segundo o VP de Estratégia da companhia, Rogério Takayanagi, o resultado da fibra só não foi maior por conta do acirramento da concorrência, do cenário macroeconômico no terceiro trimestre e pelo impacto de uma virada na estratégia comercial, que busca principalmente uma maior rentabilidade de clientes entrantes.
Com uma arrojada estratégia comercial, a companhia lançou no segundo trimestre um novo portfólio para a Oi Fibra, trazendo principalmente uma abordagem segmentada, em que oferece soluções de conectividade e atendimento adaptados às necessidades de diferentes perfis de clientes.
Além disso, por meio dos canais de vendas, a empresa está trabalhando para garantir maior efetividade das novas adições, explorando uma abordagem mais localizada, alavancada através de características regionais. Para isso, também lançou uma campanha publicitária voltada para públicos específicos.
O Nordeste, por exemplo, ganhou uma campanha com elementos típicos da região, que ajudaram a reforçar mensagens ressaltando que a empresa está cada vez mais focada em oferecer a melhor fibra do mercado. " Nosso direcionamento está voltado principalmente para atender as necessidades de cada consumidor de forma mais eficiente, oferecendo também uma experiência mais completa e que encante o cliente, aumentando também a fidelização ", explicou Takayanagi .
Os serviços de TIC, foco da companhia para o segmento B2B, cresceram 23,8% no ano e 6,1% no trimestre, representando 26,2% da receita da Oi Soluções (unidade de B2B da Oi) no período. O crescimento das aplicações de TIC teve forte contribuição dos serviços de Cloud, com crescimento de 174% na comparação anual, além dos serviços de Segurança e de Redes baseados em gestão por software (SD-WAN), que cresceram 30% e 28% ano contra ano, respectivamente.
Com bons resultados registrados na fibra, a Oi continua trabalhando, junto aos credores, na finalização de um novo Plano de Recuperação Judicial, que prevê uma série de medidas que visam à sustentabilidade financeira de longo prazo. Entre as alternativas em análise está a monetização da UPI ClientCo.
"Nesse sentido, nós informamos ao mercado no dia 25 de outubro sobre a contratação do Citigroup, como assessor financeiro líder e do BTG Pactual como co-advisor. A ideia é avaliar alternativas estratégicas que envolvam a monetização da UPI ClientCo, que reúne a operação de prestação de serviços de banda larga via fibra dos segmentos varejo e empresarial. A contratação dos assessores foi feita para uma avaliação de mercado relacionada a essas operações já previstas e comunicadas publicamente durante o processo de negociação do Plano de Recuperação Judicial, no início de 2023", disse.
Enquanto a negociação com os credores se desenvolve, paralelamente a Oi dá continuidade às iniciativas de aceleração do crescimento em casas conectadas com fibra. O objetivo é seguir a estratégia de nova abordagem comercial focada em qualidade e ao mesmo tempo em impulsionar as vendas de TIC para os clientes B2B, alavancando uma base única de clientes e parceiros.
"Nossa meta é garantir a manutenção e o escalonamento do crescimento rentável no novo modelo de fibra, mesmo em um mercado mais competitivo e cenário macro menos favorável", afirmou, lembrando que a Oi tem implementado iniciativas de redução de custos e alocação mais eficiente de Capex, o que tem contribuído para que a empresa tenha uma operação cada vez mais leve e competitiva.