Anpei e ABDI querem atrair centros mundiais de P&D

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A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) formalizam nesta quarta-feira, dia 13/12, acordo para a elaboração do projeto ?Atratividade do Brasil para centros de P&D mundiais?.

O objetivo da parceria é tentar atrair empresas para instalação aqui de centros mundiais de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para reforçar a competição do País com a Índia, China, Taiwan e Cingapura.

Os estudos serão executados pela Anpei, num prazo de seis meses, e fornecerão as bases em que o Brasil deverá atuar para sensibilizar as empresas transnacionais. Segundo as duas entidades, o Brasil tem condições para exercer essa atratividade (custos comparáveis com países competitivos, posicionamento geográfico, biodiversidade, recursos humanos capacitados etc), mas nunca contou com uma política estruturada sobre a questão. Com isso, está perdendo terreno para países asiáticos que se prepararam para abrigar centros mundiais de P&D e vêm contando com a preferência das empresas.

Estudo recente realizado pela Anpei (?Inovação Tecnológica no Brasil ? A industria em busca da competitividade global?) mostra que, depois de a Motorola ter estabelecido seu centro de P&D na China, em 1993, mais de 700 centros estrangeiros foram instalados nesse país.

Na Índia, somente a GE emprega 2,4 mil pessoas em P&D em áreas como produtos para aeronaves, bens de consumo duráveis e equipamentos médicos. Companhias farmacêuticas como Astra-Zenica, Eli Lilly, Novartis e Pfizer realizam pesquisas naquele país.

?Em relação ao desenho de semicondutores, se a Ásia não desenvolvia quase nada até meados dos anos 1990 ? Japão e Coréia eram as exceções ?, a região foi responsável, em 2002, por quase 30% do total dessa atividade no mundo?, destaca o estudo. ?Entre 2002 e 2004, dos 1.773 projetos de multinacionais envolvendo P&D internacional, cerca de metade (861) foi para países da Ásia e Oceania?.

Na América Latina os investimentos das multinacionais em P&D destinam-se sobretudo à adaptação dos produtos aos mercados locais, a chamada ?tropicalização?.

?Brasil e México têm alguns exemplos que fogem a essa regra, mas em geral se encaixam perfeitamente nela?. Uma das raras exceções é GM brasileira, que compete com outras subsidiárias do grupo norte-americano pelo direito de projetar e construir novos veículos e de realizar atividades que fazem parte do core-business da empresa global.

Pesquisa da UNCTAD (Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e o Desenvolvimento) mostra que a China é o destino mencionado pelo maior número empresas (72,1%) para futuras expansões em projetos de P&D. Os Estados Unidos vêm em segundo (41,2%), a Índia em terceiro (38,4%) e o Japão em quarto (14,7).

O Brasil aparece em 19º lugar, com 1,5% de atratividade. Entre os pontos a serem abordados no projeto ?Atratividade do Brasil para centros de P&D mundiais? estão a identificação, junto às filiais de empresas transnacionais instaladas no Brasil, de oportunidades e interesses em para investirem em pesquisa e desenvolvimento no mercado brasileiro.

O projeto também destaca a estruturação de informações sobre recursos e benefícios disponíveis no País (qualificação da mão-de-obra, fontes de financiamento para inovação, base científica, etc.) e a identificação de barreiras e pontos desfavoráveis ao desenvolvimento, no Brasil de P&D das empresas transnacionais.

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