Microsoft vai instalar centro de inovação na Bahia

0

A Microsoft e o governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, assinaram um acordo para a instalação de um centro de inovação que irá funcionar dentro da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador. A primeira etapa do projeto, onde as instalações serão criadas e a equipe formada, será testada por quatro meses. O lançamento oficial do centro está previsto para acontecer em abril do próximo ano.

Durante esse período de incubação (de janeiro a abril de 2007), o projeto irá testar a execução de algumas atividades que serão desenvolvidas em parceria com empresas de software do Estado e com as universidades locais. Além disso, a Microsoft vai oferecer treinamento para estudantes, professores e técnicos que irão atuar dentro do centro de inovação no seu primeiro ano de operação, a partir de abril de 2007.

Na etapa inicial, qualquer empresa da região poderá participar dos testes, que são compostos por treinamento, provas de conceito, laboratórios de adoção de tecnologia e atividades de recrutamento e treinamento de desenvolvedores da linguagem .Net para a região. A expectativa é treinar inicialmente 250 técnicos.

"O nosso objetivo é estimular o engajamento das empresas e difundir o uso da tecnologia para melhorar a produtividade dos negócios, além de complementar a formação dos estudantes da região", afirmou Daniel Wollmann, gerente de marketing técnico da Microsoft Brasil. Segundo ele, o projeto que está sendo implantado em Salvador é uma iniciativa inédita porque será a primeira vez que um centro de inovação da Microsoft será instalado a partir de uma parceria com um governo estadual.

Além disso, a Microsoft conseguiu angariar o apoio da Assespro-BA (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet – Regional Bahia) e da Softex Salvador, por meio de um consórcio de entidades públicas e privadas, fomenta o desenvolvimento de empresas de software na Bahia.

De acordo com dados do IBGE, o número de empresas desenvolvedoras de software cresce em média 14% ao ano na Bahia. Atualmente existem em todo o Estado, 643 companhias desse tipo. Isso é possível graças às 13 instituições de ensino e aos 44 cursos voltados para a formação de técnicos em informática que estão instalados na região. Segundo recente levantamento, a Bahia possui cerca de 8,9 mil alunos matriculados em cursos de informática, número que cresce 17% em média a cada ano.

O projeto para a instalação de centros de inovação da Microsoft Brasil teve início em 2001 e consiste na criação de laboratórios para pesquisa, desenvolvimento de software e capacitação profissional em diversas regiões do país. Esses projetos sempre são desenvolvidos em parceria com instituições de ensino ou empresas locais. Hoje, existem 20 unidades em funcionamento no Brasil. A rede está presente em São Paulo (capital e interior), Curitiba, Petrópolis, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Brasília e Salvador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.