Inovações transformarão a vida das pessoas nos próximos cinco anos, prevê estudo

0

Nos próximos cinco anos, o modo como as pessoas trabalham, vivem e se divertem deverá mudar radicalmente. Tecnologias inteligentes de energia facilitarão, por exemplo, o controle do ?saldo pessoal de carbono?. Máquinas de lavar, equipamentos de ar-condicionado, luzes de casa e outros aparelhos estarão conectados diretamente a uma ?rede elétrica inteligente?, o que permitirá a qualquer pessoa ligar ou desligar esses aparelhos através do celular ou da internet.

As previsões constam do estudo intitulado "IBM Five in Five", divulgado pela IBM, que analisa as tendências sociais e de mercado trazidas pelas inovações tecnológicas. Segundo o estudo, além de alertar o sobre aparelhos ligados, a tecnologia também permitirá a criação de relatórios de consumo de energia para que as pessoas monitorem o quanto estão gastando e desperdiçando, da mesma forma que será possível conferir quantos minutos usam o celular.

A IBM avalia, ainda, que redes inteligentes permitirão às concessionárias de energia oferecer ao consumidor opções de fontes limpas de energia, como a solar e a eólica, para abastecer as residências. Inovações tecnológicas nessas fontes alternativas também trarão eficiência de custo para as concessionárias.

O estudo projeta também uma onda de conectividade entre carros e estradas nos próximos cinco anos, o que mudará completamente a forma como os motoristas dirigem, aumentando a segurança e reduzindo os congestionamentos. O IBM Five in Five diz que a tecnologia fará com que o tráfego flua melhor, reduzindo a poluição, o número de acidentes e tornando os deslocamentos mais fáceis, com menos estresse.

As cidades encontrarão a solução para os congestionamentos nos sistemas inteligentes de tráfego, que farão ajustes em tempo real nos sinais de trânsito, desviando o tráfego para rotas alternativas. Os carros terão tecnologias de auxílio à direção que possibilitarão a comunicação entre automóveis ? com sensores ao longo da estrada ?, permitindo que funcionem como se tivessem ?reflexos?, tomando atitudes preventivas sob condições perigosas.

A expressão ?você é o que você come? ganhará um significado maior com novas tecnologias que possibilitarão às pessoas saberem exatamente que tipo de alimento estão comprando e consumindo. Segundo a IBM, softwares e sistemas de comunicação sem fio avançados darão acesso a informações mais detalhadas sobre a comida. Desde o clima e o solo em que o alimento foi cultivado, até os pesticidas, a poluição a que ele foi exposto, a energia consumida para criar o produto, a temperatura e a qualidade do ar dos contêineres de transporte em que ele viajou, até chegar à mesa do consumidor.

Nessa enxurrada de inovações, o estudo vislumbra múltiplas funcionalidades para o telefone celular ? será carteira de dinheiro, vendedor de ingressos, recepcionista, banco, companheiro de compras, entre outras. A nova tecnologia permitirá que a pessoa tire uma foto de alguém vestindo uma roupa que gostou e, automaticamente, o celular procurará na web o designer e a loja mais próxima, para que ela possa comprá-la.

O usuário poderá ver no celular como a roupa ficaria no seu avatar ? a sua representação em 3D ? e convidar os amigos, de diversos lugares, para conferir online. O celular também guiará o usuário ao visitar uma cidade. Ao ligá-lo, ele mostrará automaticamente as opções de entretenimento, atividades e restaurantes, e ainda poderá fazer reservas e comprar entradas ? como um assistente pessoal.

Mas não é só. Os médicos terão "supersentidos? para melhor diagnosticar e tratar os pacientes. Eles poderão ver, ouvir e entender o histórico de saúde. Na prática, prevê o estudo, os médicos ganharão ?superpoderes?, com tecnologias que permitirão que tenham uma visão de raio X para ver imagens médicas; audição supersensível para encontrar sons, quase imperceptíveis, no batimento cardíaco; e formas de organizar informações sobre o modo de tratamento de um paciente. Um avatar ? uma representação 3D do corpo humano ? permitirá que os médicos visualizem informações de forma totalmente nova.

Eles poderão clicar com o mouse do computador em uma determinada parte do avatar para fazer uma busca dos registros médicos do paciente e recuperar informações importantes, em vez de folhear páginas de anotações. O computador automaticamente irá comparar as informações sonoras e visuais com milhares de registros de outros pacientes e poderá ser muito mais preciso no diagnóstico e no seu tratamento, com base na comparação com casos similares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.