Durante a 2ª edição de sua conferência anual Dell World, principal evento mundial da fabricante, que acontece esta semana em Austin, no Texas, a Dell detalhou sua estratégia para o mercado corporativo. Depois de investir mais de US$ 10 bilhões nos últimos cinco anos no desenvolvimento de soluções e serviços — US$ 5 bilhões somente em 2011 — a companhia reforçou o compromisso de tentar ajudar a acelerar o crescimento de pequenas e médias empresas no mundo todo.
Para tal, além de ampliar a oferta de soluções tecnológicas escaláveis, a Dell vai expandir seus recursos para empreendedores. O primeiro deles é o lançamento do site Dell Center of Entrepreneurs (Centro para Empreendedores). Criado por Ingrid Vanderveldt, uma empreendedora residente na Dell, o site será um ambiente voltado ao conhecimento, soluções e oportunidades para o crescimento de empresas. “Forneceremos ajuda para que as empresas consigam o capital necessário para investir em tecnologias e acelerar o crescimento dos negócios através do Dell Financial Services e do Dell Innovators Credit Fund — fundo de crédito para inovação”, declarou o CEO da Dell, Michael Dell.
Faz parte ainda da estratégia da companhia estimular a nova geração de empreendedores ao patrocinar o Clinton Global Initiative University — grupo criado pelo ex-presidente dos Estados Unidos, com o intuito de reunir líderes globais para criar e implementar soluções inovadoras para os principais desafios mundiais — e contribuir, também, para a criação da agenda do evento anual promovido pelo grupo em 2013.
Expansão do portfólio
O anúncio de um novo portfólio, que compreende computadores, serviços e soluções que facilitam a integração entre atividades profissionais e pessoais, também foi destaque no evento. Os principais lançamentos voltados ao mercado corporativo, já disponíveis no mercado, são o ultrabook Latitude 6430u — com apenas 1,69 Kg e espessura de 21 milímetros, além de bateria removível, com autonomia de uso contínuo de até 10 horas — e o Latitude 10, primeiro tablet da Dell projetado para o mercado corporativo e pronto para receber aplicativos desenvolvidos para touchscreen (tela sensível ao toque) e que se integra com os ambientes de TI.
Este último, principal aposta da companhia para o segmento, será vendido a US$ 649 nos Estados Unidos. Sem revelar preços, o líder da Dell para a América Latina, Peter Wiegandt, afirmou que no Brasil, o dispositivo será produzido localmente, na fábrica que a companhia possui em Hortolândia, no interior de São Paulo. O Latitude 10 deverá começar a ser vendido em maio de 2013, ano em que os investimentos no Brasil, hoje responsável por 47% do market share da América Latina, serão destinados a reforçar o posicionamento da marca no país, por meio do desenvolvimento de soluções focadas nas verticais de educação, saúde e governo, além da capacitação e treinamento de seus funcionários.
Atualmente, a divisão de soluções corporativas representa 25% da receita mundial da companhia e 37% apenas na América Latina. “Buscamos oferecer cada vez mais soluções que atendam as necessidades das empresas, tais como modernizar sua infraestrutura, migrar para a cloud computing com segurança ou gerenciar um grande volume de dados”, concluiu Michael Dell.
* A jornalista viajou aos Estados Unidos a convite da empresa.