A SanDisk, fabricante de cartão de memória e dispositivos de armazenamento, anunciou nesta quinta-feira, 13, a criação de um fundo de capital de risco de US$ 75 milhões, batizado de SanDisk Ventures, para investir em companhias alinhadas com suas principais prioridades estratégicas. O montante será aplicado em startups que estão desenvolvendo soluções inovadoras baseadas em tecnologia de memória flash.
O primeiro investimento já foi realizado na empresa de sistemas de armazenamento de dados Whiptail, que recebeu US$ 31 milhões, boa parte dos quais aplicado pela SanDisk Ventures, segundo comunicado pela empresa. Outros fundos de venture capital que participaram da rodada de investimento são o Ignition Partners, RRE Ventures e Spring Mountain Capital, a cifra destinada por cada um deles não foi revelada.
A fabricante pretende, a partir do novo fundo, desenvolver áreas específicas como a próxima geração de tecnologia de memória de estado sólido, armazenamento empresarial, tecnologias de armazenamento de gestão de big data e tecnologias baseadas em computação em nuvem. “Nossos investimentos em startups inovadoras e novas tecnologias podem ajudar a acelerar o crescimento do mercado, proporcionar uma visão mais profunda de potenciais usos da memória flash e promover laços mais estreitos com os companhias importantes da indústria, especialmente no segmento de soluções de armazenamento para empresas", declarou o vice-presidente executivo e diretor de estratégia da SanDisk, Sumit Sadana, no comunicado.