Um dia depois de ter sido mencionado em uma reportagem como possível sucessor do CEO da Microsoft, Steve Ballmer, Steve Mollenkopf, diretor de operações da Qualcomm, passou a ser apontado como próximo presidente-executivo da fabricante de chips. Mollenkopf substituirá Paul Jacobs, filho do fundador da empresa, Irwin Jacobs, e que continuará no cargo de chairman da Qualcomm. Mollenkopf assumirá o cargo no dia 4 de março de 2014, após a realização da assembleia anual de acionistas.
O executivo surgiu recentemente como um novo nome na corrida para suceder Ballmer. A gigante do software teria considerado vários candidatos externos, inclusive CEO da Ford, Alan Mulally, e CEO da Vmware, Pat Gelsinger. Entre os candidatos internos estariam Tony Bates, atual chefe de desenvolvimento de negócios da Microsoft, e o vice-presidente executivo da empresa, Satya Nadella.
Mollenkopf está na Qualcomm desde 1994, e assumiu recentemente a unidade de negócios sem fio de chipset, denominada QCT. O anúncio surpresa ocorre um dia depois da Bloomberg News noticiar que a Microsoft estaria considerando Mollenkopf como um candidato para substituir Steve Ballmer, depois de ele se aposentar no ano que vem.
O anúncio da promoção de Mollenkopf fez com que ações da Qualcomm registrassem ligeira alta de 0,21%, às 13h28 (no horário de Nova York), cotadas a US$ 72,89 no pregão da Nasdaq. Já as ações da Microsoft caíam 1,1% às 15h31 (horário de Nova York), negociadas a US$ 36,80.