Ao longo dos anos, as empresas veem realizando diversos investimentos na modernização de seus sistemas com o objetivo de acompanhar o avanço tecnológicos e, como consequência, do comportamento dos consumidores. Em um estudo recente, o IDC revela que as companhias que atuam na América Latina devem dobrar seus gastos com soluções de nuvem para US$ 11 bilhões até 2021, com o objetivo de se transformarem digitalmente e devido a economia e inovação que o serviço oferece.
Uma vez que, por trás dos negócios, as operações são automatizadas, inteligentes e ágeis, na outra ponta os públicos das companhias esperam uma melhor experiência, com o valor agregado. A inovação deve estar latente em todo ciclo de relacionamento da companhia, principalmente em seus processos de formalização e assinatura de documentos, também chamado de System of Agreement.
Empresas de todos os portes, segmentos e modelos de negócios já investem na modernização de seu processo de formalização, como é o caso do iFood. O líder em delivery on-line de comida no Brasil implementou a plataforma de assinatura eletrônica da DocuSign para agilizar seu fluxo de trabalho diário. Um dos nossos maiores problemas da empresa era a dependência pelo uso do papel: para toda assinatura de contrato, ou o representante do iFood visitava o restaurante ou enviava por e-mail, o restaurante assinava, digitalizava e retornava ao representante por e-mail, além da baixa qualidade, alguma coisa sempre dava errado.
O uso da plataforma DocuSign facilitou os processos para a entrada de mais restaurantes, o que gerou um crescimento de 133% para a empresa e de 237% em novas parcerias ao longo de 2016.
No segmento de serviços financeiros, o Banco Inter, única instituição financeira a oferecer conta corrente totalmente gratuita e uma das pioneiras na modalidade digital no Brasil, adotou a solução de assinatura eletrônica e reduziu de 14 para oito dias o processo de contratação de crédito consignado pelos canais próprios do banco. A iniciativa ainda fez com que a instituição diminuísse de 18% para 8% a taxa de desistência de clientes para a contratação deste tipo de produto.
Já a Loggi, startup de entregas expressas, aderiu à solução da DocuSign para agilizar suas contratações, auxiliar na expansão dos negócios, além de eliminar o uso de papel, otimizando seu processo de recrutamento de forma 100% digital. "Com a nossa constante expansão e crescimento no mercado de entregas expressas, o nosso processo de recrutamento precisa seguir a qualidade e a excelência que oferecemos aos nossos clientes. Com o uso da assinatura eletrônica da DocuSign conseguimos flexibilizar, otimizar e ainda garantir uma experiência incrível aos novos contratados", comenta Karina Vasques, VP de RH da Loggi.