Há uma semana, o Google apresentou o Gemini, seu modelo de inteligência artificial mais avançado até o momento. Hoje, o Google Cloud anunciou o Gemini Pro que está disponível – em public preview -e de forma gratuita para desenvolvedores e organizações no Vertex AI e no AI Studio, inclusive em português. Devido às capacidades multimodais do Gemini, o novo modelo permitirá que desenvolvedores criem agentes novos e diferenciados com capacidade de processar informações através de texto, código, imagens e vídeo. Os desenvolvedores poderão usar o Gemini para criar código na ferramenta gratuita AI Studio e incorporá-lo em seus aplicativos. Hoje também foi anunciado a disponibilização geral do Imagen 2 para gerar imagens de alta qualidade e a incorporação do Gemini no Duet AI para o Google Workspace, por enquanto disponível apenas em inglês, e no Duet AI para desenvolvedores.
Nas próximas semanas e meses, o Google Cloud irá refinar o Gemini Pro no Vertex AI com base no feedback dos usuários, mas o anúncio de hoje destaca:
No momento, os desenvolvedores têm acesso gratuito ao Gemini Pro e ao Gemini Pro Vision por meio do Google AI Studio, com até 60 solicitações por minuto, tornando-o adequado para a maioria das necessidades de desenvolvimento de aplicativos. As limitações são as mesmas no Vertex AI. Em breve, o Gemini Pro terá um preço competitivo para ser usado.
Inclui uma gama de recursos como: chamadas de função, embeddings, recuperação semântica e contextualização de conhecimento e funções de chat;
Está disponível em 38 idiomas, incluindo português e espanhol, e em mais de 180 países e territórios ao redor do mundo;
O Gemini Pro aceita texto como entrada e gera texto como saída. Também foi criado um endpoint Gemini Pro Vision que aceita texto e imagens como entrada e texto como saída para casos multimodais.
O Gemini Pro também irá se juntar em breve ao Vertex AI Search and Conversation para ajudá-lo a criar rapidamente aplicativos voltados para a produção. Dessa forma, desenvolvedores de machine learning de todos os níveis poderão usar o Gemini Pro para criar agentes envolventes de pesquisa e conversação de IA em questão de horas e dias, ao invés de semanas e meses. Também em breve, o Gemini Pro será uma opção para potencializar recursos de resumo de pesquisa e geração de respostas no Vertex AI, melhorando a qualidade, a precisão e a fundamentação dos aplicativos de pesquisa. O Gemini Pro também estará disponível em versão prévia como modelo base para agentes conversacionais de voz e chat, proporcionando interações dinâmicas ao usuário que suportam raciocínio avançado.
Hoje, também foram anunciadas outras novidades, entre elas:
Gemini Pro API no Google AI Studio: Google AI Studio é uma ferramenta gratuita para desenvolvedores baseada na Web que ajuda a criar protótipos e lançar aplicativos rapidamente com uma chave de API. Agora com o Gemini Pro, todos podem criar o código de maneira simples e rápida. Basta registrar sua conta no Google e poderá aproveitar uma cota livre que permite até 60 solicitações por minuto, 20 vezes mais que outras opções. Ao finalizar, os usuários podem transferir a chave de API, ou seja o código, para o Vertex AI e personalizar ainda mais os protótipos ou aplicativos. Pode começar hoje mesmo acessando ai.google.dev. Além de apresentar o Gemini Pro, o Google também disponibiliza modelos específicos de domínio, como Med-PaLM, voltado para as áreas da saúde e ciências biológicas, e o Sec-PaLM. para segurança cibernética.
Disponibilidade geral do Imagen 2 no Vertex AI: Hoje, o Google Cloud também compartilhou uma melhoria significativa nos seus recursos de imagem com o Imagen 2, que agora está com disponibilidade geral para clientes do Vertex AI, aprovados para acesso. Essa melhoria permite que os clientes personalizem e implantem o Imagen 2 com ferramentas intuitivas, infraestrutura totalmente gerenciada e recursos integrados de privacidade e segurança. Desenvolvido pelo Google DeepMind, a ferramenta oferece qualidade de imagem significativamente melhorada e uma variedade de recursos, que incluem:
Gerar imagens de alta qualidade, fotorrealistas, de alta resolução e esteticamente agradáveis a partir de instruções em linguagem natural;
Renderizar texto em vários idiomas para criar imagens com sobreposição de texto precisas;
Criação de logotipos de empresas ou produtos e sobrepô-los em imagens;
Perguntas e respostas visuais para gerar legendas de imagens e obter respostas de texto informativas a perguntas sobre detalhes da imagem.
É importante ressaltar que o compromisso de indenização do Vertex AI também cobre a imagem no Vertex AI, incluindo o Imagen 2 e futuras atualizações, geralmente disponíveis para o modelo que alimenta o serviço.
Gemini disponível em todos os serviços de Duet AI: A disponibilidade geral do Duet AI para desenvolvedores e do Duet AI em operações de segurança também aumenta a lista de anúncios do Google Cloud e a oferta do Duet AI no Google Workspace, que está disponível desde agosto. Estes e todos os serviços Duet AI terão o Gemini incorporado a partir das próximas semanas. Estas duas opções são as primeiras a estarem geralmente disponíveis. Durante os primeiros meses do próximo ano, mais soluções serão adicionadas a esta lista, como Duet AI no BigQuery, Looker, produtos de banco de dados, Apigee e Colab Enterprise.
Com o Duet AI para desenvolvedores, os usuários podem, entre outras coisas, codificar mais rápido com leitura de código, geração de código e bate-papo; simplificar tarefas e processos repetitivos de desenvolvimento; acelerar diagnósticos de problemas e correção de erros; ajudar a reduzir a mudança de contexto e acelerar a aprendizagem e também apoiar a privacidade das empresas, a segurança. Essas ferramentas fazem com que o Google Cloud ajude mais marcas a impulsionar a produtividade de seus desenvolvedores. Como o caso da Turing, uma empresa de serviços tecnológicos impulsionada por IA, observou-se um incremento de 33% na produtividade de desenvolvimento ao habilitar o Duet AI para seus equipamentos de desenvolvimento.
Duet AI e segurança: Com o Duet AI em operações de segurança, o Google Cloud é o grande provedor da nuvem no mercado a disponibilizar de maneira geral a IA generativa para responsáveis de cibersegurança em uma plataforma unificada de SecOps. Isso inclui a inteligência de segurança, Mandiant, sobre vulnerabilidades, malware e indicadores de ameaças, para apoiar os responsáveis pela segurança cibernética e proteger suas organizações.
Agora, as equipes de segurança podem impulsionar suas habilidades e sua produtividade para acelerar as ações de detecção de ameaças, investigação e resposta, usando o poder da IA generativa. Com o Duet AI em operações de segurança, ele oferece uma primeira assistência com IA no Chronicle, onde os usuários podem: buscar grandes quantidades de dados em segundos, reduzir o tempo de revisões manuais e melhorar o tempo de resposta usando recomendações para os próximos passos no processo de apoio à remediação de incidentes.
Impulsionando a próxima geração de soluções de IA
O Google Cloud tornou o Gemini uma tecnologia acessível a mais organizações por preços competitivos e expandiu sua indenização para proteger seus clientes em preocupações relacionadas a direitos autorais.
O lançamento do Gemini, combinado com o portfólio super escalável de infraestrutura de IA, o Vertex AI e o Duet AI do Google Cloud oferecem uma nuvem integral e poderosa para desenvolvedores e clientes. Com essas inovações, o Google Cloud impulsiona a próxima geração de agentes de IA em cada setor, capacitando as organizações para construir, usar e adotar com sucesso a IA generativa que alimentará suas transformações digitais.