Prefeitura Barueri usa georreferenciamento para monitorar ocupações irregulares

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Um ano após iniciar a implantação da plataforma de georreferenciamento Geopixel Cidades, que atua como integradora de outros sistemas do município, a prefeitura de Barueri está trabalhando para ampliar a utilização da solução.

A Secretaria de Habitação, enquanto gestora do contrato, constituiu o grupo composto pela Defesa Civil e pelas secretarias de Trânsito e Mobilidade, Meio Ambiente, Planejamento e Urbanismo, Finanças e Obras, além do Centro Integrado de Inovação e Tecnologia – CTI, que foram as primeiras a adotar o uso da solução com o objetivo de otimizar e acelerar o processo de regularização fundiária.

"O cuidado com a ocupação do solo é importante e, se não tivermos trabalho integrado não conseguimos atingir nossos objetivos. Com a geoespacialização e o cruzamento de informações de outras secretarias temos informações muito mais precisas e seguras para nossa tomada de decisão", afirma o secretário de Habitação, Gregorio Rodrigues Pontes Maglio.

De acordo com a secretária adjunta de habitação, Camila Cristina de Oliveira, a plataforma está sendo essencial nas regularizações de núcleos habitacionais da cidade. "A Regularização Fundiária Urbana envolve atividades como levantamento topográfico, identificação dos perímetros, arrolamento, visitas a moradores para selagem e cadastro, bem como coleta documental das famílias. Estas ações se tornam muito mais rápidas com o uso do Geopixel Cidades e da versão mobile da plataforma. Além disso, com os dados obtidos através da solução temos mais agilidade para identificar onde estão ocorrendo ocupações irregulares e conseguimos adotar rapidamente medidas junto ao meio ambiente, Defesa Civil e outros órgãos para barrar o crescimento dos núcleos irregulares", afirma a secretária adjunta.

No primeiro ano de utilização da plataforma, foi realizado um trabalho que deu origem a 32 perfis configurados e mais de 200 camadas de informação entre plantas, quadras de lote, edificações, plano arbóreo, declividade, uso e ocupação do solo, cadastramento de escolas e UBSs e registros de dados de trânsito, além de mais de 20 certidões municipais com emissão integrada na solução. Isso gerou mais de 450 gigas de informação armazenados em ambiente de nuvem com backup e redundância, que estão disponíveis para uso de todas as secretarias da prefeitura.
"É importante salientar que todos esses dados pertencem a prefeitura e em caso de encerramento de contrato com a plataforma, continuarão disponíveis para essa e para as próximas gestões", destaca o CEO da Geopixel.

Segundo a secretária Camila, os próximos passos deve ser ampliar a utilização da plataforma para todas as secretárias, pois por meio da criação de um cadastro técnico multifinalitário, com informações integradas que possibilitem que todos secretários tenham subsídios para uma melhor tomada de decisões.

"Quando começamos a usar o aplicativo mobile tivemos um ganho muito grande. Antes nas visitas, fazíamos um cadastro no papel e jogávamos no Excel para tratar os dados. Hoje, coletamos em tablets e já subimos direto no sistema com eficiência e celeridade. Queremos ampliar essas facilidades para todas as secretarias", conclui.

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