Nesta terça-feira (12), a TIM celebra a abertura de sua nova sede regional em Brasília, finalizando um ciclo de investimentos e renovação dos seus escritórios pelo país. Desde 2020, a operadora reformulou 12 desses espaços, sempre focando no conceito colaborativo e open space. Ou seja, não há baias e são poucas as estações fixas de trabalho ou armários e gavetas, proporcionando liberdade em um ambiente pensado para ser acolhedor e propício à convivência e integração entre as pessoas.
A inauguração marca a conclusão do Renova TIM, iniciativa de melhoria dos espaços corporativos que nasceu antes da pandemia, em 2019, já sinalizando como seriam os escritórios do futuro: sustentáveis, colaborativos e focados em conforto e bem-estar. As novas sedes da operadora foram reformuladas para impulsionar a integração, além de considerar a importância da rotina mais flexível e que agrega novas experiências aos colaboradores e colaboradoras.
"Pensamos nessas mudanças antes de todo o impacto que o mundo do trabalho sofreu nos últimos anos e elas vieram ao encontro dessa nova realidade. Os novos escritórios priorizam o bem-estar das pessoas e as oportunidades de encontro e troca de ideias. São ambientes acolhedores e que, ao mesmo tempo, traduzem toda a inovação da TIM, mesclando as jornadas de trabalho presencial e remota", destaca Maria Antonietta Russo, VP de Pessoas, Cultura e Organização da TIM.
Os projetos do Renova TIM consideraram a adoção do mesmo padrão arquitetônico e de soluções de baixo impacto ambiental, contemplando o uso racional de materiais e economia de água e energia. Desde 2020, quando inaugurou a nova sede de São Paulo, a operadora construiu ou reformou mais de 12 mil metros quadrados de espaços corporativos. A sede da companhia, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, já havia sido remodelada em 2016 e serviu como ponto de partida para os demais projetos.
O novo espaço em Brasília
A atual sede regional em Brasília fica em um prédio moderno, no Setor Hoteleiro Norte da capital, instalado em uma região com opções de mobilidade, alimentação, serviços e hotéis. O escritório conta com cabines especiais para as ligações (as chamadas phones boots) e salas que podem ser adaptadas de acordo com a quantidade de usuários e dinâmicas de reuniões, conectando as pessoas a distância. Há espaço para atender aproximadamente 90 colaboradores e colaboradoras no modelo híbrido, com sistemas de acesso e reserva que trazem versatilidade para os usuários, sem lugares demarcados, mas com armários para guardarem seus objetos pessoais.
Outra prioridade foi a infraestrutura mais eficiente e sustentável, premissa do Renova TIM. Os projetos consideram tecnologias como reutilização de água na própria infraestrutura do condomínio, sistemas de automação, equipamentos de menor consumo e sensores para a utilização consciente dos recursos de iluminação e refrigeração, bem como a utilização racional dos espaços.
A ideia é atuar em linha com a sólida agenda ESG da companhia, como explica o VP de Recursos Corporativos, Bruno Gentil: "queremos incentivar a adoção de tecnologias de baixo impacto ambiental por mais empresas e também estimular novos hábitos na nossa equipe, para que levem para suas casas o que praticam no escritório. Estamos orgulhosos de concluir o Renova TIM e inseri-lo dentro desse rol de boas práticas ambientais, sociais e de governança da empresa, que já é uma referência no tema no setor de telecomunicações", comenta o executivo.