Para reforçar a presença da Vivo em serviços digitais relacionados com o segmento de saúde e bem-estar, o Vivo Ventures, fundo de Corporate Venture Capital (CVC) da empresa, anuncia investimento de R$ 25 milhões na Conexa, o maior ecossistema digital de saúde da América Latina e que recentemente divulgou fusão com o Zenklub, de serviços para a saúde emocional, ainda pendente de aprovação pelas autoridades concorrenciais.
A iniciativa fortalece a estratégia da Vivo para se consolidar como hub de serviços digitais em diversas áreas, entre elas a de saúde e bem-estar, na qual já oferece serviços. Em março, a Vivo concluiu a aquisição da Vale Saúde Sempre, uma plataforma para acesso a serviços digitais de saúde com preços acessíveis e com o objetivo de ajudar na vida de milhões de famílias que não possuem planos de saúde privados. Mediante pagamento de assinatura mensal, a Vale Saúde permite acesso a consultas (presenciais e telemedicina), exames e procedimentos cirúrgicos com descontos em uma rede credenciada com milhares de laboratórios e clínicas médicas em todo o Brasil. Além disso, a Vivo também oferece o app de meditação Atma, que tem mais de 3 milhões de downloads.
"A expectativa é que o investimento na Conexa acelere nossa posição no mercado de serviços digitais relacionados à saúde, pois essa aproximação cria novas oportunidades de atuação conjunta e de geração de negócios para as duas empresas", afirma Ricardo Hobbs, vice-presidente de Estratégia, Novos Negócios e Inteligência Artificial da Vivo. "Os serviços digitais relacionados a saúde e bem-estar fazem parte da nossa estratégia e alimentam o propósito da companhia de democratizar, por meio da tecnologia, o acesso da população a serviços essenciais. E vemos uma grande oportunidade de trazer as soluções da Conexa também para empresas que oferecem planos de saúde para apoiar seus funcionários; um exemplo é a própria Vivo que tem aproximadamente 130 mil colaboradores, entre diretos e aliados, para quem poderíamos estender esses serviços", completa Hobbs.
Para a Conexa, o anúncio é estratégico não somente pelo investimento em si, mas pelos benefícios trazidos pela atuação próxima a uma das marcas mais fortes do país e que tem 112 milhões de acessos.
"Estamos muito animados com a chegada do Vivo Ventures na Conexa, principalmente por todas as possibilidades que teremos para trazer serviços de saúde física e mental inovadores e tecnológicos para os mais de 100 milhões de clientes que a Vivo possui em todo o país", afirma Guilherme Weigert, CEO da Conexa.
Este é o quarto investimento do Vivo Ventures desde sua criação, em abril do ano passado, com R$ 320 milhões de capital comprometido para investir em startups na fase "Growth" (preferencialmente rodadas séries A ou B) e que tenham soluções inovadoras em áreas estratégicas para a Vivo. O CVC foi lançado para acelerar o posicionamento estratégico da Vivo como hub digital, oferecendo serviços em setores como Entretenimento, Casa Inteligente, Marketplace, Saúde, Finanças e Educação.
Nesse investimento, o Vivo Ventures contou com o apoio de diversos fundos renomados de Growth, como Kamaroopin, Goldman Sachs, General Atlantic e Igah, Ventures, que recentemente também lideraram a combinação de negócios entre Conexa e Zenklub, que aguarda aprovação de entidades concorrenciais. O movimento consolida a tese da Conexa de construir a plataforma líder de saúde digital, integrando saúde mental e física com distribuição em canais maduros como corporativo e de operadoras de saúde. Essa operação objetiva explorar sinergias com os canais B2C da Vivo.