Como a IA possibilita criar novos serviços e soluções na indústria de telecom

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Existe um paradigma no mercado brasileiro de telecomunicação. É necessário ampliar a infraestrutura de rede para que os benefícios do 5G e de tecnologias como internet of things (IoT) e machine to machine (M2M) auxiliem todos os setores da economia a aumentar a produção, por meio de redes privativas e serviços automatizados. Ao mesmo tempo é necessário aumentar o investimento na ampliação da infraestrutura de rede e na frequente renovação de seus equipamentos, possibilitando a ampliação das redes privativas em áreas mais remotas.

A inteligência artificial (IA) e o machine learning (ML) já auxiliam o setor de telecomunicações a desenvolver novos serviços de forma direta e indireta. As tecnologias ajudam a gerar ganhos financeiros ou reduzir os custos e serão essenciais nos próximos anos, conforme a própria IA evolui, o volume de dados coletados que podem ser acessados cresce e a infraestrutura de telecom é ampliada.

As redes gerenciadas por software defined wide area network – SD-WAN (rede de longa distância definida por software, em português) com inteligência e capacidade aumentada já estão em operação e ajudam a priorizar o tráfego de dados e informações críticas e sensíveis.

A IA e o ML definem qual infraestrutura deve ser usada, de acordo com a latência e o tipo de aplicação que o usuário utiliza, seja uma videoconferência, que não pode sofrer com uma alta latência e perda de dados ou apenas o envio de um arquivo de texto, que demanda menos velocidade e largura de banda.

O software, responsável por gerenciar a rede, é capaz de identificar o que é transmitido e definir qual é a prioridade e o melhor "caminho" para cada transmissão. Essas ações acontecem em tempo real e melhoram o tráfego de rede e evoluem o Service Level Agreement – SLA (Acordo de Nível de Serviço, em português) e a experiência do usuário.

Provisionamento de rede e segurança

Segundo a pesquisa Digital Consumer Insights 2024, da consultoria Omdia, na percepção do consumidor final o 5G representa "apenas" uma internet mais rápida, sendo que apenas 26% planejam comprar um smartphone mais moderno por causa do 5G.

Mas no setor corporativo a IA e o ML já tornaram possível o provisionamento de rede por demanda, um dos benefícios atrelados ao 5G e que foi muito comentado na época do lançamento da rede móvel de quinta geração. Em redes SD-WAN com inteligência aumentada é possível detectar o crescimento no consumo de banda, causado por uma maior concentração de dispositivos ou aumento na demanda, e fazer o "alargamento" da conexão em um data center de forma automática e sem a necessidade da intervenção humana.

A detecção de problemas em algum equipamento da rede também pode ser feita por meio da IA, que é capaz de receber informações, consultar o banco de dados, fazer a identificação de anomalias e informar qual o percentual de chance de ser um problema ou outro. Por meio do entendimento de padrões passados é possível concluir se o que aconteceu foi o desligamento intencional, falta de energia ou um problema mais complexo que demanda a intervenção de um profissional, e esta automação reduz os custos em estruturas de call center.

Nas redes gerenciadas por software, a IA e o ML também aumentam a segurança, por meio da integração com bancos de dados com informações sobre as ameaças de vírus e tipos de ataques existentes. As tecnologias cognitivas identificam anomalias e comportamentos não usuais e bloqueiam séries de endereços de IP que realizam um ataque a um site ou servidor.

As novas tecnologias também podem aumentar a demanda por serviços de telecom de forma indireta. Ao combinar a IA com dispositivos IoT e M2M novos serviços, que demandam a conexão com clouds, onde as informações coletadas são analisadas pelas tecnologias cognitivas podem ser ofertados.

Com base no histórico das informações coletadas a IA pode definir e automatizar o funcionamento de luzes, de equipamentos e máquinas e em quais circunstâncias é mais econômico, por exemplo, ligar um ar-condicionado – antes da chegada das pessoas que usarão o espaço e desta forma o aparelho trabalha com uma intensidade menor, ou apenas quando a primeira pessoa chega e a operação do aparelho deve ser com mais intensidade. A tecnologia ainda faz o desligamento automático de equipamentos conectados após um determinado horário ou período de inatividade.

Como outros setores intensivos em tecnologia a IA pode ajudar as operadoras de telecom na implantação de novas funcionalidades em produtos digitais de forma contínua ao auxiliar programadores a escrever códigos com mais velocidade.

A adoção da IA no gerenciamento de redes é uma realidade para a criação de novos serviços. Ela torna mais fácil centralizar e simplificar o controle e gerenciamento da infraestrutura com escala ilimitada para novas implantações e conexões, mantendo a agilidade necessária para acompanhar o ritmo de crescimento dos negócios atendendo dezenas ou centenas de pontos de acesso.

Douglas Falsarella, Solution Designer da Deutsche Telekom Global Business Solutions Brasil.

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