Quem nunca se deparou diante de informações incompletas para resolver um problema que atire a primeira pedra. Porém, quando olhamos para o setor de banking, um caso desse, mais que um desafio, pode ser determinante para o sucesso ou fracasso do próprio negócio.
Afinal, a gestão ineficiente de dados no setor bancário pode gerar uma série de problemas significativos, afetando tanto a operação quanto a experiência dos clientes e a conformidade regulatória.
Perante esse dilema, a boa notícia é que já há no mercado soluções tecnológicas de ponta, desenvolvidas sob medida para aprimorar a qualidade, gestão e governança dos dados. Uma delas é o Master Data Management (Gestão de Dados Mestres), uma abordagem que pode transformar a gestão de dados para o setor bancário, otimizando a operação e reduzindo riscos.
O MDM é o processo de gerenciar e organizar dados essenciais de uma organização de maneira consistente e controlada por toda a empresa. Isso significa ter uma única fonte de verdade para dados críticos, sejam eles sobre clientes, produtos financeiros, transações, regulamentações, fornecedores, entre outros.
Com um MDM bem estruturado, todas essas informações são centralizadas, eliminando inconsistências, facilitando a visão integral do cliente e permitindo a oferta de produtos mais adequados e seguros.
Além da melhoria na eficiência operacional, alguns outros exemplos de benefícios do MDM são ainda:
Aprimoramento do atendimento personalizado
Sem uma gestão centralizada, é comum que o mesmo cliente tenha cadastros diferentes em múltiplos sistemas, o que gera erros e retrabalho. Com o MDM, o banco mantém uma única fonte de dados para cada cliente, permitindo uma visão mais clara e assertiva.
Somado a isso, dados bem organizados e consolidados possibilitam às empresas do setor de banking não só ter uma visão completa do cliente, como identificar oportunidades de negócios por meio da oferta de produtos adequados, proporcionando um atendimento mais personalizado e ampliando a satisfação e a retenção dos clientes.
Gestão de Produtos e Serviços Financeiros
O MDM permite que todos os dados de produtos, como taxas de empréstimo, características de contas e benefícios de investimento, sejam consistentes em todos os canais do banco. Assim, os clientes recebem informações precisas e atualizadas, melhorando a experiência e reduzindo reclamações.
Ao ter uma visão centralizada e padronizada do histórico de transações e comportamentos financeiros dos clientes, os processos de análise de crédito, por exemplo, são uma das ofertas otimizadas ao tornarem-se mais precisas, reduzindo a inadimplência e melhorando a assertividade na concessão de empréstimos.
Auditoria e Conformidade
Com dados organizados e atualizados, o banco atende a exigências de compliance com mais facilidade e rapidez.
Em um ambiente no qual a conformidade é essencial, o MDM facilita a criação de relatórios de auditoria completos, garantindo que as informações estejam alinhadas às normas regulatórias. Isso reduz os riscos de penalidades e facilita a adaptação a novas exigências do mercado.
Otimização de Negociações com Fornecedores
Com dados de fornecedores centralizados e sem duplicidade, é mais fácil para o banco entender o volume de compras e realizar melhores negociações, reduzindo custos operacionais e aumentando a eficiência dos processos internos.
Adriano Jeremias, consultor de tecnologia para serviços bancários da Softtek Brasil.