A Rede Nacional de Governo Digital (Rede GOV.BR) alcançou, na quarta-feira (11/12) a marca de 1.500 municípios participantes. A iniciativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) tem o objetivo de promover a colaboração, o intercâmbio, a articulação e a criação de iniciativas inovadoras relacionadas à temática de Governo Digital no setor público. Com a adesão de Santos (SP), a Rede GOV.BR atinge quase 120 milhões de brasileiros.
"Fazer parte da rede é muito importante, pois é um processo necessário para utilizar as soluções do GOV.BR de forma gratuita. Não é necessário que estados e municípios tenham gastos em ferramentas similares, o governo federal já fez o investimento para que todos possam usufruir de soluções como o Acesso GOV.BR, a Assinatura Eletrônica GOV.BR e a Prova de Vida", explicou o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas.
O MGI também utilizará a Rede GOV.BR para impulsionar a Estratégia Nacional de Governo Digital. Lançada em junho deste ano, esse instrumento é composto por um conjunto de recomendações estratégicas que tem por objetivo articular e direcionar as iniciativas de governo digital entre todos os entes federados, de modo a ampliar e simplificar o acesso do cidadão aos serviços públicos. Com esse trabalho, cada ente poderá, por exemplo, elaborar o seu próprio planejamento de governo digital.
Outras vantagens de participar da rede incluem o apoio metodológico para a transformação digital de serviços públicos, a participação em programas de capacitação, o apoio para a busca por financiamento e, ainda, as oportunidades de reuso e colaboração com outros estados e municípios. As regras para a participação na rede estão na Portaria Nº 23, de 4 de abril de 2019.
Como participar
Ao aderirem à Rede GOV.BR, os entes federados assumem o compromisso de seguir as diretrizes e as regras da União sobre a oferta dos serviços públicos digitais e sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços. Até o momento, participam também dessa rede os 26 estados e o Distrito Federal. O passo a passo para adesão à Rede GOV.BR está disponível no GOV.BR.