Indicado pelo Presidente da República para compor o Conselho Diretor da ANPD, Iagê Miola foi sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça na quarta-feira (11/12) e teve sua indicação aprovada pelo Plenário do Senado Federal nesta quinta-feira (12/12).
A designação do novo diretor será concluída após a publicação de sua nomeação pelo Presidente da República no Diário Oficial da União. Iagê Miola assumirá a vaga aberta após o término do mandato da ex-diretora Nairane Rabelo, que deixou as suas funções na ANPD em novembro de 2023.
Atualmente exercendo o cargo de Assessor Especial do ministro Vinícius Marques de Carvalho da CGU, Iagê Miola é doutor em Direito e Sociedade pela Università degli Studi di Milano, mestre em Sociologia Jurídica pelo International Institute for the Sociology of Law (IISL) e graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), além de coordenar o Grupo de Pesquisa Direito, Economia e Sociedade (GDES) e o Observatório do Poder Econômico (OPE) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Com a chegada de Iagê Miola, o Conselho Diretor passa a ter quatro de suas cinco vagas preenchidas.