A segurança cibernética tornou-se prioridade das pequenas empresas no Brasil devido ao aumento das ameaças baseadas na Web. De acordo com os novos dados da Pesquisa Global de Empreendedorismo GoDaddy 2024, realizada com empreendedores e proprietários de pequenas empresas em 15 países em todo o mundo, mais de uma em cada seis (17%) das pequenas empresas pesquisadas no Brasil disseram ter sofrido algum tipo de incidente de segurança digital no ano passado, não apenas um risco potencial, mas uma experiência iminente.
À medida que cresce a dependência de ferramentas digitais para gerenciar os negócios, os empresários estão fortalecendo suas medidas de segurança cibernética. Das pequenas empresas no Brasil, 91% informaram que atualizam e corrigem seus sistemas e softwares para lidar com possíveis vulnerabilidades de segurança. Além disso, 72% dos entrevistados disseram que sentem que têm as habilidades necessárias ou sabem onde procurar ajuda no caso de um ataque cibernético.
Embora 28% das pequenas empresas brasileiras pesquisadas que sofreram um ataque cibernético tenham observado que o impacto em suas operações foi mínimo, esses resultados revelam que os incidentes de segurança continuam sendo uma preocupação constante para essas empresas.
Essa tendência também é observada em outros países latino-americanos que enfrentaram violações de segurança no ano passado, como a Colômbia, com 24% dos entrevistados relatando incidentes, e o México, com os mesmos 24%, destacando a importância da segurança para as pequenas empresas em toda a região.
Apenas 28% das pequenas empresas no Brasil acham que medidas de proteção são suficientes
As pequenas empresas que ainda não sofreram um ataque cibernético não estão isentas de preocupações: 55% temem que um incidente possa ocorrer a qualquer momento, e apenas 28% dos entrevistados acham que suas medidas atuais são suficientes para proteger suas operações on-line. Essa constatação mostra que, embora os empresários se sintam mais preparados, a incerteza permanece em um ambiente em que as ameaças cibernéticas estão em constante evolução.
Os empreendedores pesquisados relataram a implementação de ferramentas de segurança para ajudar a se proteger de possíveis ataques: 77% relataram usar antivírus como a primeira linha de defesa; 72% fazem backups regulares dos dados; 42% têm um firewall pessoal; 42% usam filtros de spam e conteúdo para ajudar a bloquear ameaças de e-mail; 40% implementaram software antispam; e 40% relataram que realizam verificações regulares de malware. Para adicionar uma camada extra de proteção, 27% das empresas disseram ter investido em criptografia de dados por meio de certificados SSL ou TLS para a presença em seus sites, ajudando a garantir que as informações e transações confidenciais permaneçam mais seguras.
Essa variedade de ferramentas reflete a crescente conscientização das pequenas empresas sobre os riscos digitais e seu compromisso com a proteção de suas operações. A adoção dessas medidas, além da confiança em sua capacidade de lidar com ataques cibernéticos, ressalta uma postura proativa e a necessidade de prestar atenção à segurança digital
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Compromisso com a segurança on-line é compromisso com o aumento da confiança do cliente
Para os empreendedores, a segurança cibernética não é apenas uma defesa contra possíveis perdas, mas também um compromisso com a confiança de seus clientes e a integridade de seus negócios. Uma violação de dados pode afetar mais do que apenas os sistemas internos de uma empresa. Ela pode comprometer a confiança que os clientes depositam nela. A proteção de informações confidenciais, a segurança das transações e a garantia de que cada interação digital seja protegida ainda mais são essenciais para criar relacionamentos sólidos e manter a fidelidade do cliente em um ambiente cada vez mais digital.
"Os empresários brasileiros reconhecem que prestar atenção à segurança cibernética é uma questão prioritária. Nós nos encontramos em um ambiente digital onde a proteção dos ativos digitais é tão essencial quanto o próprio crescimento de um negócio", diz Rodrigo Pérez, Diretor de Marketing Internacional da GoDaddy. "Na GoDaddy, apoiamos os empreendedores no gerenciamento desses riscos com as ferramentas e os recursos certos para que eles possam sentir que as informações de seus negócios e as informações de seus clientes estão protegidas, mesmo que eles próprios não sejam especialistas em segurança digital."
A GoDaddy oferece um pacote integrado de produtos e serviços on-line que vão desde registro de domínio, hospedagem, construção de sites, loja on-line, marketing digital, e-mail profissional, proteções de segurança e ferramentas de produtividade. A empresa disponibiliza o suporte técnico aos clientes, em português e com pessoas atendendo ao telefone, para ajudá-los no crescimento de seus empreendimentos on-line, com as ferramentas que melhor atendam suas necessidades.
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