Empresas liberam patentes para tratar de problemas ambientais

0

A IBM, Nokia, Sony e Pitney Bowes anunciaram nesta segunda-feira (14/1) a liberação para o público de 31 patentes as quais são detentoras, que poderão ser usadas por qualquer um que se interessar, sem qualquer custo.

A abertura das patentes marca o lançamento do Eco-Patent Commons, programa que reúne um conjunto de patentes tecnológicas, de processos ou idéias e que poderão ser utilizadas para tratar de problemas ambientais. Com a liberação ao público, as empresas esperam estimular a inovação, bem como criar novas oportunidades de negócios a partir das idéias resultantes.

"A premissa é que o compartilhamento de conhecimentos e tecnologias tem um grande potencial para ajudar a resolver os problemas ambientais do mundo", ressalta Wayne Balta, vice-presidente da IBM para assuntos ambientais. ?E não existe nenhuma forma organizada hoje para fazer isso em uma base mundial "."

O executivo explica que as empresas podem desenvolver patentes que não sejam essencialmente uma fonte de renda para elas, e que, ao compartilhá-las com outras numa base global, essas patentes podem ajudar as pessoas a desenvolver-se de forma mais sustentável. ?Além disso, para as empresas que penhoram suas patentes, o compartilhamento de informações pode trazer vantagens comerciais?, observa Balta.

Segundo ele, isso também pode ser um catalisador para a inovação e colaboração. "Ele [também] torna-se um canal eficiente para compartilhar esse conhecimento com os outros, sobre um determinado problema técnico, por exemplo, e cujo trabalho conjunto pode ajudar a tornar a sua solução ainda mais difusa", diz Balta.

O CPE, será organizada pelo World Business Council on Sustainable Development (WBCSD), e qualquer empresa ou indivíduo poda aderir com a penhora de uma ou mais patentes.

Das primeiras 31 patentes liberadas para o EPC, a IBM detinha 27, a Pitney Bowes duas e a Nokia e a Sony uma cada. Entre os temas abordados por essas patentes estão a reciclagem de componentes eletroeletrônicos, conservação da energia, prevenção da poluição, melhoria de materiais e a utilização mais eficiente da água.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.