A receita do mercado de software de segurança de comunicação móvel deve atingir a casa dos US$ 4 bilhões em cinco anos. Segundo estudo da consultoria ABI Research, o número representa crescimento de cerca de cinco vezes ante o registrado no ano passado.
De acordo com o estudo, a adoção dos dispositivos móveis pelas empresas como ferramenta de trabalho para seus funcionários resultou em muitos aparelhos perdidos e roubados, e isso tem aumentado a preocupação com as informações que são passadas por meio desses aparelhos. Os portáteis usados por profissionais da área de finanças, saúde ou outros segmentos que lidam com informações pessoais privadas também serão grandes responsáveis pelo crescimento do mercado.
O vice-presidente da ABI, Stan Schatt, conta que os malware para dispositivos móveis sempre existiram, mas até pouco tempo atrás as informações trocadas por meio desses aparelhos era irrelevante, por isso os programas maliciosos nunca fizeram muito estrago. Ele acredita que, num futuro próximo, todos os aparelhos móveis já serão vendidos com ao menos algum tipo de antivírus ou firewall.
- Combate aos malware