Toda organização está sempre em busca do aumento no resultado das vendas. O que muitas não percebem é que, com o avanço da Transformação Digital, a geração de oportunidades de crescimento passa pelos insights obtidos por meio de informações que já existem na empresa. Essas informações ajudam os líderes a visualizar melhorias de produtos, ajustes de processos, novas formas de alcançar clientes e, consequente, atingir as metas comerciais.
É neste cenário que as soluções de Inteligência de Dados demonstram sua utilidade e importância, oferecendo ferramentas inovadoras para o uso das informações geradas pelas mais diversas fontes e pontos de interação entre os clientes e as companhias. Esses sistemas transformam os dados obtidos por meio de sensores, programas, equipamentos, processos e interações com os consumidores em um conjunto de informações realmente útil e aplicável ao desenvolvimento dos negócios.
O sucesso da aplicação desse tipo de solução, porém, exige mais do que a simples pesquisa por tecnologias e sistemas adequados ao perfil das companhias. Para gerar valor a partir de informações digitais é preciso também compreender que a estratégia de integração e utilização desses dados é vital.
Para uma estratégia bem-sucedida de implementação de um projeto de Inteligência de Dados, destacamos cinco ações práticas:
- Entenda como aperfeiçoar processos por meio da Inteligência de Dados. Com o aumento da importância da tecnologia dentro dos processos produtivos, torna-se fundamental que as companhias entendam quais são e onde estão suas fontes de informação e de que forma a utilização de uma solução de análise poderá ser realmente útil. Identificar os dados que estão à disposição e quais processos podem ser melhorados com o uso de sistemas poupa esforços, tempo e recursos durante todas as etapas de implantação do projeto, aprimorando a estratégia de ação dos líderes de TI e gestão.
- Estabeleça uma cultura que valorize os dados. A utilização inteligente das informações depende da aplicação de uma solução inovadora e, ao mesmo tempo, do desenvolvimento de uma cultura voltada à busca por insights estratégicos a partir dos dados gerados por cada área ou plataforma envolvida. Engajar os profissionais para que se envolvam com o tema certamente ajudará a maximizar os resultados obtidos a partir da inovação digital.
- Pesquise as novidades do mercado e avalie quais são as indicadas para sua empresa. Existem várias opções de soluções e recursos endereçados à utilização das informações, com funções e características específicas. Por isso, é importante checar as funcionalidades e exigências dos sistemas avaliados para garantir a máxima adequação à rotina da sua companhia. O mercado oferece soluções de gerenciamento de dados mestres, por exemplo, que permitem a configuração e o ajuste multiplataforma, integrando diferentes fontes de dados em um ambiente único. Pondere sobre essas oportunidades e quais são as mais indicadas para seu ambiente.
- Escolha um parceiro preparado para suas demandas. No momento da escolha, é importante verificar itens como performance, praticidade e agilidade, analisando como influenciarão na utilização prática da solução dentro da operação diária. O objetivo é que a ferramenta adotada traga vantagens reais à equipe, poupando tempo e gerando inteligência para basear as decisões. Observe como o software escolhido realmente pode ser melhor aproveitado e de que maneira é possível mitigar os impactos de sua implantação. Certifique-se de ter um parceiro com experiência reconhecida e que ofereça apoio durante toda a implantação.
- Invista no treinamento contínuo dos usuários finais. O sucesso da aplicação de uma solução de Inteligência de Dados não termina com a integração do sistema ao dia a dia da companhia. É fundamental envolver os colaboradores na operação das ferramentas, de forma contínua, agregando as inovações e aproveitando todas as possibilidades de melhoria, de forma a agregar valor prático à utilização dos recursos. Isso permitirá que a solução escolhida de fato impulsione a geração de negócios e, ao mesmo tempo, simplificará os processos de gestão da empresa em busca de melhorias técnicas e operacionais.
Esses passos formam um plano de ação para que as empresas possam utilizar seus ativos de informação de forma mais prática, rápida e interativa, com o apoio dos sistemas mais modernos de gerenciamento de dados.
Ao adotar essa estratégia, as organizações terão um caminho prático para antecipar tendências, conhecer melhor seus clientes e agregar diferenciais para seus produtos e serviços, aumentando o potencial competitivo diante da concorrência. Com uma visão melhor dos ativos da organização, os líderes podem tomar decisões mais eficientes para os negócios e, assim, alcançar seu objetivo principal: maximizar o retorno sobre o investimento feito.
Marco Ferraz, engenheiro de Soluções Data Intelligence da ASG Technologies, Inc.