Omnichannel pode beneficiar varejistas e consumidores, indicam estudos

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O conceito Omnichannel, ou multicanal, é uma tendência no varejo que integra todos os meios de atendimento de uma empresa, o que facilita o acesso do shopper aos produtos e serviços oferecidos. O método possibilita que o cliente compre pela internet e receba em casa ou escolha retirar na loja física, ou até mesmo prove na loja e compre pela internet, entre outras opções.

Segundo o relatório IDC Retail Insights, os varejistas que utilizam essa estratégia de marketing notaram um aumento de 15 a 35% no ticket médio das transações, e uma alta de 5 a 10% na rentabilidade dos clientes leais.

Para a Patricia Cotti, diretora executiva do IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo, a implementação do Omnichannel já é uma realidade no mercado. "Essa estratégia vem para atender o novo consumidor, cada vez mais digital, que busca novas experiências na hora de comprar. A proposta é integrar os canais de atendimento e tornar a comprar mais fácil e agradável para o shopper", explica.

Outro estudo, realizado pela Aberdeen Group, constatou que as empresas que adotaram essa prática tiveram um aumento de 9,5% em receitas anuais, além de 7,5% de redução de custo por contato do cliente. Já a taxa de retenção foi de 89%, contra 33% de empresas sem Ominichannel desenvolvido.

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