O dfndr lab, laboratório da PSafe especializado em cibersegurança, identificou um link malicioso que está circulando por redes sociais por meio de usuários que acessaram e também de anúcios, prometendo tornar possível ver quem visitou seu perfil no Facebook.
A rede social não oferece essa possibilidade por padrão e por isso o cibercriminoso tenta atrair as pessoas por meio da curiosidade. Para ter acesso a essas informações sobre as visitas, o usuário precisa incluir na página falsa o login e senha de sua conta no Facebook e, dessa forma, o cibercriminoso passa a ter acesso ao perfil da vítima.
"Ter o login e a senha do Facebook roubados pode parecer algo simples à primeira vista, pois pensamos apenas nas fotos e nos contatos com amigos, mas não é. Com acesso a sua conta, o cibercriminoso pode conseguir informações diversas como: os locais que frequenta; região ou até mesmo o local exato onde mora; informações sobre filhos e cônjuges; entre outros. Além disso, ele pode se passar pelo dono da conta para aplicar golpes diversos nos seus amigos e familiares", explica Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.
"Um problema ainda maior é que usamos o Facebook para fazer login em diversos tipos de sites, apps e serviços, o que possibilita o cibercriminoso a ter acesso a boa parte da vida do usuário. Por isso, é importante o usuário ter muito cuidado e checar a legitimidade dos sites nos quais insere login e senha de suas contas de redes sociais", completa.
Para não cair em ameaças como essa, o especialista afirma ainda que é fundamental adotar medidas de segurança, como sempre checar se o link é verdadeiro ou não, o que pode ser feito pelo site www.psafe.com/dfndr-lab/pt-br, e utilizar soluções de segurança que disponibilizam a função anti-phishing, como o dfndr security.