Polícia Civil de São Paulo terá identidade digital

0

Os Policiais Civis do Estado de São Paulo serão identificados a partir do RG Digital. Gratuito e disponível em dispositivo móvel, o documento será confeccionado de acordo com as exigências técnicas definidas pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). As normas de emissão foram publicadas na Portaria nº 1 do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt do Departamento de Inteligência da Polícia Civil – IIRGD, de 8 de janeiro de 2020.

No modelo digital, a segurança do documento é atestada por um certificado de atributo no padrão da ICP-Brasil. O certificado de atributo é um documento eletrônico assinado por um certificado digital de uma entidade emissora cujo objetivo é atestar a qualificação de uma pessoa, neste caso, se ela é Policial Civil. O RG Digital do policial possui as mesmas informações expressas na Carteira de Identidade em papel, com exceção do número do posto, assinatura física da autoridade do IIRGD, código "hash" e número do espelho do documento impresso no verso.

O RG Digital será disponibilizado gratuitamente, a princípio para os Policiais Civis que já possuem carteiras de identidade expedidas a partir de fevereiro de 2014 e que estejam cadastrados na Base de Dados AFIS do IIRGD. Desde 2014, já são expedidas carteiras de identidade com o uso das ferramentas AFIS e QR Code, constituindo base de dados com cerca de 31 milhões de registros biométricos (fotos, assinaturas e impressões digitais).

O documento digital para policiais é fornecido exclusivamente pelo IIRGD em um de seus postos de identificação instalados nas Unidades da Polícia Civil e Postos do Poupatempo. O documento requer uso de aplicativo específico, que deve ser baixado diretamente das lojas Android e iOS. O IIRGD explica que a versão para dispositivo móvel não substitui a obrigatoriedade da expedição da carteira de identidade em meio físico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.