Habilidades de IA amplia chances de promoção no trabalho, indica estudo

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Uma pesquisa global da Freshworks revelou que o uso de Inteligência Artificial (IA) no trabalho está aumentando a satisfação dos colaboradores, ajudando na retenção de empregos e remuneração, e até mesmo expandindo perspectivas de carreira.

De acordo com o levantamento, que entrevistou mais de 4.000 trabalhadores e tomadores de decisão de diferentes departamentos e indústrias nos EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Austrália, Nova Zelândia e Índia, 55% dos líderes buscam habilidades de IA ao considerar promoções de seus colaboradores.

O estudo ainda revela que 38% dos funcionários disseram que a IA já os ajudou a obter um aumento salarial ou uma promoção, e ainda mais 46% disseram que considerariam trocar seus empregos atuais por funções que melhor aproveitassem a IA.

A pesquisa da Freshworks cobriu uma ampla gama de funções — de colaboradores individuais (23%) e gerentes (29%) a executivos (15%) — em departamentos principais, como TI, finanças, vendas, recursos humanos, atendimento ao cliente e marketing.

Fim do trabalho chato?

Segundo o estudo, a IA proporcionou um alívio significativo para profissionais de diversos setores em 2024: ela economizou mais tempo para as pessoas, mas também restaurou o propósito e a positividade no trabalho.

De acordo com a pesquisa da Freshworks, quase todos os funcionários (98%) disseram que já estão recuperando tempo em seu dia de trabalho por causa da IA, e estão reinvestindo esse tempo de três maneiras: sendo mais produtivos (71%), fazendo um trabalho mais criativo ou complexo (66%) e treinando ou orientando outros funcionários (67%).

No entanto, 38% dos trabalhadores afirmam que nunca seriam capazes de acompanhar a sua carga de trabalho se não fosse pela IA – aumentando para 49% no caso da liderança.

Por essa razão, quase todos (92%) os profissionais desejam direcionar alguma parte de seu trabalho para a IA. A pesquisa da Freshworks ainda mostra que 57% dos funcionários acreditam que a IA nunca eliminará funções, apenas transferirá responsabilidades.

De acordo com Mika Yamamoto, Diretora de Marketing e Cliente da Freshworks, a pesquisa sugere uma mudança para uma nova fase da IA. ""A IA que prioriza as pessoas não substitui as pessoas, ela trabalha junto delas. Ela pode transformar organizações removendo o trabalho repetitivo e acelerando a produtividade, permitindo que as pessoas façam mais com menos, melhorando a satisfação do cliente e do funcionário. A IA também está liberando tempo e recursos para reinvestimento em inovação e trabalho mais estratégico", afirma Mika.

 O estudo conduzido pela Method Research e pela PureSpectrum ouviu cerca de 4.000 adultos com mais de 18 anos que são funcionários assalariados em tempo integral atualmente trabalhando em cargos administrativos, com 1.000 nos Estados Unidos, 1.000 no Reino Unido e 500 em cada um dos seguintes países: Alemanha, França, Austrália, Nova Zelândia e Índia.

Dentro de cada país, a amostra equilibrou funcionários trabalhando em recursos humanos, TI, serviços/suporte ao cliente, finanças/contabilidade, vendas, marketing e departamentos jurídicos, incluindo uma amostra de gerentes ou cargos acima dentro de cada departamento. A amostra também foi equilibrada por gênero, idade e tamanho da empresa, com uma distribuição geográfica internacionalmente representativa de entrevistados. Os dados foram coletados de 11 de setembro a 1º de outubro de 2024.

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