Hinode alcança taxa de conversão de mais de 20% nas compras online

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Em 2024, a Hinode, uma das principais marcas de beleza e bem-estar da América Latina, alcançou importantes avanços em sua atuação B2B e fomentou o empreendedorismo no Brasil. Com um legado de mais de 36 anos, atualmente, 95% do faturamento da empresa vem do B2B, por conta do modelo de negócios de venda direta e marketing de rede em que a companhia atua e é referência.

Ampliando uma parceria de sucesso que já existia desde 2020 com a VTEX para o mercado B2C, em 2024 a Hinode decidiu transformar sua plataforma B2B com a VTEX. Antes da migração, o empreendedor Hinode selecionava no site em qual franquia gostaria de retirar seus produtos reservados. Nesse formato, o consultor tinha à sua disposição apenas o estoque daquela loja específica, o que poderia limitar a efetivação do pedido que hoje conta com mais de 350 produtos.

"No estudo para desenvolvimento do projeto, ficou evidente que não havia qualquer interação das lojas físicas com a plataforma da Hinode, o que influenciava diretamente na experiência de compra do consultor, que se sentia frustrado por não conseguir adquirir todos os produtos em um único pedido e, para a empresa, ela não utilizava todo estoque de forma eficiente e otimizada", comenta Fabio Schimidt, VP de Solution Engineer da VTEX.

Com a integração de todos os sistemas da Hinode, as 250 franquias no Brasil passaram a atuar como aliadas dos empreendedores. "Com a nova plataforma, toda complexidade logística foi simplificada e todo o estoque está à disposição dos empreendedores da marca, seja para retirada em loja ou receber em casa em um processo único de compra.", completa Schimidt. No caso da loja física, há ainda a possibilidade do empreendedor pagar pela compra no ato da retirada do produto.

"Tínhamos grandes desafios na categorização, classificação e nomeação de produtos, SKUs, categorias e subcategorias", relembra Ronie Piovezan, VP Comercial e Tecnologia (CCTO) do Hinode Group. "Com a VTEX, revisitamos e redesenhamos toda a jornada de compra do consultor. Podemos dizer que agora temos uma plataforma responsiva, que coloca o empreendedor no centro da operação. Todo o processo de transição da antiga para a nova plataforma durou apenas seis meses, considerando a grande variedade do portfólio de produtos da marca, e envolveu compreender os obstáculos e identificar as oportunidades de melhoria e personalização disponíveis na plataforma, até a migração de um segundo canal de vendas que a Hinode possui para novos empreendedores".

Outro ganho significativo com a migração foi a criação de um giftcard nativo da VTEX. Com o "special card", o empreendedor Hinode consegue realizar compras utilizando pontos vinculados à sua conta, método que é um dos pilares do segmento de marketing de rede. A novidade foi responsável por outros importantes resultados positivos para a marca. Durante o período analisado, o checkout VTEX alcançou uma taxa de conversão do carrinho de compras de 21,6%, enquanto o sistema anterior registrava apenas 3,2%.

"O processo de criação da nova plataforma priorizou a homogeneidade e a regularidade entre os sistemas B2C e B2B da empresa, aproveitando as melhores práticas inter-canais e fomentando a possibilidade de expansão global da plataforma", acrescenta Piovesan.

O novo canal de vendas no Brasil tem servido como exemplo de sucesso para as demais operações da Hinode, que agora estuda implementar a tecnologia VTEX nos outros países da América Latina onde atua (Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e México). E o tempo não seria um problema nesse sentido, pois, com a operação já rodando no Brasil, a migração levaria, em média, apenas 15 dias por país, um processo que antes exigia cerca de um ano.

Fomento ao empreendedorismo no Brasil

Dados de mercado mostram o crescente número de trabalhadores por conta própria no
Brasil. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C) do IBGE, de 2012 a 2024, o número de profissionais que atuam por conta própria cresceu 25,9%, taxa superior à dos empregados dos setores privado e público, que tiveram uma variação de 12,5%. Mas quem são essas pessoas? De acordo com os conceitos adotados na Pnad-C, trabalhadores por conta própria são aqueles que exploram seu próprio empreendimento, sozinhos ou com sócio, sem ter empregados e podendo contar ou não com a ajuda de trabalhador familiar auxiliar.

Além da participação nas vendas dos produtos, a Hinode tem como propósito o desenvolvimento social. Por meio do Programa Pérolas, uma das maiores plataformas de formação de liderança feminina do Brasil, mais de 500 mil empreendedoras já foram impactadas desde 2015. "Queremos ser vistos e lembrados como uma empresa comprometida com a sustentabilidade financeira e emocional de nossos empreendedores. O Brasil tem dimensões continentais, o que nos reforça a certeza de que a acessibilidade, muitas vezes presente nas grandes capitais, não reflete a realidade do país", conclui o VP Comercial e Tecnologia do Hinode Group.

Com aproximadamente 600 mil empreendedores e receita anual de cerca de R$ 750 milhões, atualmente 90% do faturamento da Hinode provém da operação no Brasil. Por aqui, os consultores têm entre 25 e 45 anos (56%) e, do total, a maioria são mulheres (62%).

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