Durante a NRF 2025, evento do setor varejista, o Google Cloud anunciou uma série de novidades de IA projetadas para ajudar varejistas a transformar seus negócios e oferecer experiências ainda melhores aos clientes com o poder da IA.
Atualmente, os varejistas enfrentam um cenário complexo, com custos crescentes, interrupções na cadeia de suprimentos, pressões de preços e alta rotatividade de funcionários. Ao mesmo tempo, as expectativas dos consumidores por experiências de compra personalizadas e multicanais continuam aumentando.
Google Agentspace para Varejistas
Os agentes de IA prometem mudar ir além das capacidades preditivas para realizar tarefas de forma autônoma. O Google Cloud lançou em dezembro do ano passado o Google Agentspace como uma solução completa que reúne agentes de IA, o raciocínio avançado do Gemini, busca de qualidade do Google e dados corporativos para desbloquear a expertise empresarial e tornar os funcionários mais produtivos.
Disponível para varejistas, a solução multimodal pode fornecer os dados mais relevantes em todo o ambiente varejista – integrando texto, imagens, vídeos e áudios para uma experiência intuitiva. Por exemplo, um funcionário de loja em busca de informações sobre os benefícios de um produto pode agora perguntar "quais são os últimos recursos?" e encontrar os detalhes imediatamente para ajudar o cliente.
O portfólio de produtos do Google Cloud para o varejo inclui ainda uma variedade de soluções – desde assistentes integrados como o Gemini para Workspace até plataformas como o Vertex AI Agent Builder – que ajudam os varejistas a se beneficiar dos agentes de IA. E com o NotebookLM para empresas, agora disponível para o setor varejista, os funcionários têm novas maneiras de interagir com dados corporativos para trabalhar de forma mais produtiva.
Vertex AI Search para Comércio
A busca faz parte do DNA do Google, e hoje o Google Cloud lança o Vertex AI Search para comércio, permitindo que empresas de varejo incorporem nativamente IA generativa, busca de qualidade Google, navegação e recomendações em suas lojas digitais para melhorar significativamente a capacidade dos usuários de encontrar produtos relevantes para qualquer termo de pesquisa.
O comércio conversacional – uma nova funcionalidade do Vertex AI Search para comércio lançada hoje – ajuda os varejistas a oferecer uma experiência de compra assistida em qualquer canal digital, engajando os clientes de forma mais natural e semelhante a uma conversa humana. Isso inclui ajudar os clientes a encontrar os produtos desejados online ou auxiliar um associado de loja a responder perguntas usando dados de várias fontes para aumentar a confiança dos consumidores em todo o mundo. A Bed, Bath & Beyond, por exemplo, viu uma melhoria de 5% na receita por visitante com o comércio conversacional do Google Cloud.