A tecnologia GSM conquistou a maior participação de mercado na telefonia móvel no ano passado na região das Américas, de acordo com a 3G Americas, associação internacional que congrega fabricantes e operadoras de celular que utilizam o padrão. Segundo levantamento encomendado a empresa de pesquisa Informa Telecoms & Media, a tecnologia atraiu mais de 81 milhões de usuários em 2005 na região.
?Nos últimos cinco anos, a tecnologia GSM liderou na região das Américas, crescendo de apenas 6% em 2000 para mais de 43% no fim de 2005?, comenta Eva Benguigui, analista para a América Latina da Informa Telecoms & Media. ?O GSM deve manter seu crescimento, especialmente por sua capacidade de atender a segmentos econômicos de alto e baixo poder aquisitivos?, avalia ela.
De acordo com o estudo, em termos globais a tecnologia GSM registrou 391,9 milhões de novos usuários nos ano passado, demonstrando um crescimento agressivo principalmente na América Latina e no Caribe, onde 17 países registraram ganhos de mais de 100%, segundo Erasmo Rojas, diretor da 3G Americas para a região. ?A participação de mercado do GSM passou de 50%, com uma base de e mais de 119 milhões de assinantes no fim de 2005, o que representa o dobro dos clientes de qualquer outra tecnologia digital na América Latina e no Caribe?.
Segundo ele, nos EUA e no Canadá a tecnologia GSM também abocanhou a maior porcentagem de novos usuários em 2005, com 24 milhões de clientes adicionais. ?As tendências mostram um crescimento contínuo para a participação da GSM nos mercados dos EUA e do Canadá?, finaliza Rojas.