Os negócios da Unitech, empresa brasileira de desenvolvimento e integração de soluções de tecnologia da informação, cresceram em volume e em receita no ano passado. A empresa registrou crescimento de 23% em 2005, alcançando faturamento de R$ 85,5 milhões, e conquistou 15 novos clientes, entre eles Itaú, Claro, Banco HSBC, Varig, Prosegur e Serasa. Além disso, a empresa fechou vários negócios em sua base de clientes já existente como, por exemplo, com a Petrobrás, Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais, Brasil Telecom, Vivo e Telemig.
O resultado é atribuído pela companhia, que por sinal completou dez anos, à estratégia de fidelizar e ampliar o número de contratos junto à base de clientes tradicionais, além da prospecção de novas contas. ?Na Unitech, todos somos responsáveis pelo fortalecimento da relação com o cliente, desde os analistas de sistemas até os gerentes de contrato e diretores de operações, com destaque especial para a equipe comercial", afirma João Francisco Mendes Neto, diretor-superintendente da empresa.
Segundo ele, os contratos de outsourcing foram responsáveis por 87% do volume de contratações no segundo semestre. Já o fornecimento e integração de produtos via parcerias tecnológicas com players como FAST, Stellent e Computer Associates (CA) contribuíram com 10% do volume, o que impulsionou o início da atuação junto a clientes como Siemens/HSBC, Serasa e Unibanco AIG.
Em 2005, o quadro de funcionários aumentou em 21%, saltando de 1.180 colaboradores para 1.430. "A contratação de novos profissionais é um dos termômetros da nossa expansão. Com o fechamento de novos contratos, a idéia é oferecer oportunidades aos funcionários da casa e identificar novos talentos", explica Jack Cavalcanti, diretor corporativo de operações. A companhia espera atingir a marca de 1,8 mil funcionários neste ano.
No começo de 2005, a fábrica de software de Salvador conquistou a certificação CMM Nível 2. Em dezembro, foi a vez das certificações ISO 14001:2004 (sistema de gestão ambiental) e a OHSAS 18001:1999 (segurança e saúde ocupacional). "O investimento permanente na melhoria de processo e na capacitação dos colaboradores têm sido as alavancas do nosso crescimento sustentável", avalia Likiso Hattori, diretor corporativo de conhecimento e inovação.
Para este ano, a Unitech projeta crescimento de 25%, com faturamento de R$ 107 milhões. A idéia é dar continuidade às estratégias para estreitar ainda mais o relacionamento com os clientes e fortalecer as parcerias tecnológicas. "Em termos comerciais, centraremos esforços no fortalecimento da atuação por verticais de mercado, aproveitando todo o conhecimento de negócios que adquirimos em setores como telecom e governo", informa Mendes. "Além disso, estamos estruturando a ampliação e diversificação da oferta, incluindo operações SAP. Esta estratégia serve para a conquista de novos clientes e também para contratos com os já existentes?, anuncia.