O presidente da Intel, Oscar Clarke, fez a entrega nesta quarta-feira (14/2), ao diretor superintendente do Serpro, Donizeti Rosa, de dois laptops educacionais ClassMate. Os equipamentos agora serão encaminhados ao Centro de Especialização Unix-Linux da representação do Serpro em Recife, onde passarão por testes de desempenho e software.
Segundo Clarke, a característica do Classmate é ser um computador interativo que facilitará a vida do professor e do aluno. Ele adiantou que, no fim de março, 800 unidades serão entregues ao MEC, que fará o repasse para duas escolas estaduais de Piraí (RJ) e Palmas (TO). O presidente da Intel salientou que a empresa tem o comprometimento com os projetos educacionais do governo. ?Por isso, os aplicativos educacionais oferecem um sistema amigável, fácil de operacionalizar e preparado para operar em ambiente Linux", enfatizou Clarke, ao dizer que o foco dos equipamentos são os ambientes educacionais dos países emergentes. "O nosso modelo experimental tem início no Brasil e, em breve, será demonstrado na Nigéria."
A empresa Metasys, responsável pelo desenvolvimento do programa, fez a apresentação das facilidades da solução em sala de aula. O equipamento da Intel vai se juntar a outros dois laptops já em estudo no Serpro: o Mobilis, desenvolvido pela empresa indiana Encore, e o XO, idealizado pelo fundador e presidente da organização One Laptop per Child (OLPC), Nicholas Negroponte.
O Serpro, como empresa pública de tecnologia da informação e comunicações, integra o Programa UCA (Um Computador por Aluno), do governo federal, que estuda a aplicação pedagógica do computador no universo escolar brasileiro. Além do Serpro, o Certi (Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras), o CenPRA (Centro de Pesquisas Renato Archer), o LSI (Laboratório de Sistemas Integráveis da USP), a Secretaria de Educação a Distância do MEC, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) participam dos testes de avaliação dando suporte e consultoria ao governo.