O Departamento de Justiça (DOJ) dos Estados Unidos (DOJ) seguiu a decisão da Comissão da União Europeia e autorizou a compra da Motorola Mobility pelo Google. A oferta, de US$ 12,5 bilhões, foi feita em agosto do ano passado. Ainda faltam os pareceres de órgãos reguladores da China, Taiwan e de Israel para que a transação possa ser considerada totalmente concluída.
Para o órgão americano, a aquisição "não vai mudar significativamente a dinâmica atual do mercado". No mesmo comunicado, o DOJ divulgou também a aprovação da compra de mais um pacote de patentes da Nortel pela Apple, Microsoft e RIM, e de licenças da Novell pela Apple.
"Durante o curso das investigações, Google, Apple e Microsoft se comprometeram a seguir as políticas de competitividade", diz o comunicado divulgado na segunda-feira, 13. Isso engloba o uso de licenças sob o príncipio Frand, por meio do qual terceiros podem usar algumas tecnologias da empresa que as detêm ou vice-versa. Com isso, as companhias não podem envolver tais registros em processos por quebra de patentes antes da proposta de licenciamento.