As vendas no varejo online na região metropolitana de São Paulo registraram aumento de 17% no ano passado, totalizando R$ 3,079 bilhões, enquanto o comércio varejista tradicional contabilizou R$ 151,4 bilhões, alta de 3,1% em relação a 2010, de acordo com levantamento feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), em conjunto com a empresa de monitoramento de comércio eletrônico e-bit. Já no mês de dezembro de 2011 o faturamento do varejo como um todo atingiu R$ 15,7 bilhões com aumento de 3,5% das vendas reais frente ao mesmo mês de 2010.
Em termos percentuais, a expansão do e-commerce foi cerca de 15% maior que a do varejo tradicional, cujo aumento foi de 2,8%. O bom desempenho ao longo do ano passado é atribuído, além de ao crescimento de dois dígitos nas vendas do comércio eletrônico, a alta de 9,3% nas vendas das lojas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Na comparação entre dezembro e novembro de 2011, os dois grupos apresentaram expansão de 5,6% e 33,6%, respectivamente. Outra categoria que apresentou bom resultado no acumulado de 2011 foi o de lojas de móveis (7,6%). Apenas no mês de dezembro o grupo assinalou alta de 16%.
Para a Fecomercio-SP, os dados apurados confirmam as previsões quanto ao bom desempenho de vendas do Natal, embora abaixo dos padrões observados em 2010. Para este ano, apesar da convergência de opiniões a respeito de uma eventual desaceleração nas vendas, a entidade avalia que os resultados podem surpreender devido ao expressivo aumento do salário mínimo e a queda na taxa de juros ao consumidor.