Facebook obtém sentença favorável em ação coletiva sobre IPO

0

O Facebook obteve sentença favorável em uma ação coletiva movida por acionistas prejudicados pela oferta pública inicial (IPO) da companhia realizada em maio do ano passado. Vários investidores processaram a empresa na época, alegando que a rede social, além de ter compartilhado várias previsões financeiras internas com analistas antes do IPO, não divulgou essas projeções em documentos oficiais e assim omitiu o fraco crescimento de sua receita.

De acordo com o The Wall Street Journal, o juiz federal de Nova York, Robert Sweet, rejeitou na última quarta-feira, 13, o pedido de indenização de um grupo de quatro processos contra a rede social, determinando que os membros do conselho de adminstração do Facebook não tinham obrigação de divulgar essas previsões em informes financeiros e que a companhia já havia “feito avisos expressos e extensos” relacionados aos desafios de negócio em plataformas móveis.

O advogado da Glancy Binkow & LLP Goldberg, Rob Prongay, representante dos autores da ação judicial, disse que sua empresa ainda está revisando o parecer inicial da Justiça. "Discordamos de certos aspectos da decisão do tribunal, uma vez que temos a oportunidade de digerir a decisão, vamos agir em conformidade", declarou, deixando no ar que irá recorrer da sentença.

Entre os diversos culpados apontados pelo fiasco do IPO do Facebook está o banco de investimento Morgan Stanley, condenado pelo órgão regulador do mercado de capitais do estado americano de Massachussets a pagar US$ 5 milhões por auxiliar a rede social no compartilhamento de informações financeiras, de forma a tentar influenciar de maneira imprópria os analistas ao fornecer dados não contidos no prospecto da oferta. O auxílio é considerado ilegal e colocou boa parte dos investidores em desvantagem, já que não tiveram acesso às informações.

Na semana passada, a bolsa eletrônica Nasdaq também foi multada em US$ 5 milhões, acusada de prejudicar as negociações dos papéis do Facebook no IPO por conta de problemas técnicos. A abertura das negociações teve atraso de meia hora, gerando prejuízo aos investidores, que culparam a Nasdaq pelo ocorrido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.