A Fundação Instituto de Administração (FIA), instituições de ensino no segmento de educação executiva, além de oferecer modalidades tradicionais também oferece, desde 2003, cursos pelo método de Educação a Distância (EaD). Com perfil de alunos executivos, o e-learning precisava que sua plataforma atendesse às demandas de flexibilidade de acessos, que variam drasticamente de acordo com a quantidade de alunos de cada curso. Para solucionar esse problema, a FIA implementou a solução em nuvem Windows Azure, a fim de conseguir escalabilidade e redução de custos, além de melhorar a performance da plataforma para seus alunos.
Em seus cursos, a FIA utiliza a plataforma de e-learning Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), uma solução Open Source, amplamente utilizada no mercado educacional como solução de LMS (Learning Management System). Toda a operação era gerenciada on-premises, ou seja, fazia uso da infraestrutura local de redes e servidores para disponibilizar o ambiente Moodle.
Com a plataforma utilizada, a operação da instituição demandava grande flexibilidade da área de TI, já que o número de estudantes da organização aumentou bastante em um curto período de tempo. Isso significa que a organização precisava realizar altos e contínuos investimentos na sua infraestrutura para suportar o crescimento da necessidade de recursos computacionais e armazenamento, bem como garantir a segurança e alta disponibilidade do ambiente.
Após participar do Microsoft Executive Briefing Center Acadêmico, em Seattle(EUA), onde teve a oportunidade de discutir novas tecnologias para o segmento educacional, o gerente da área de TI da FIA, Eduardo Savarese Neto conheceu detalhes sobre as soluções em nuvem da Microsoft, que agregam valor para as instituições de ensino. Então escolheu o Windows Azure, plataforma que permitiu migração rápida dos serviços para a nuvem, característica que possibilitou a flexibilidade e o controle esperados de um ambiente como o da FIA.
A solução Moodle na nuvem endereçou dois pontos comuns em ambientes computacionais on-premises, sendo o primeiro deles a necessidade crescente de recursos computacionais. "O ensino à distância (EaD) evoluiu muito nos últimos anos, sobretudo com o uso cada vez mais frequente de conteúdo multimídia, comunicação em tempo real e com o crescimento do mercado de dispositivos móveis, o que torna necessário investir cada vez mais em recursos computacionais", explicou.