A Telefônica está levando suas tecnologias de IoT e análise de dados para projetos de desenvolvimento agrícola através de uma nova parceria com uma agência das Nações Unidas. O acordo de três anos com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) abrange vários projetos no setor agrícola, com o objetivo de otimizar processos e estabelecer sistemas mais eficientes.
A Telefónica começa um projeto piloto em El Salvador e Colômbia com fornecimento de hardware especializado, armazenamento em nuvem, recursos de processamento de dados e recomendações autogeridas para os agricultores locais para ajudá-los a tomar decisões sobre o gerenciamento da água.
O plano é apresentar o projeto, que utiliza algoritmos de IA (Inteligência Artificial) desenvolvidos pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Telefónica Chile, para outras áreas da América Central.
Outro projeto analisa como a mudança climática afeta os movimentos populacionais ao combinar dados agregados da Telefónica de suas redes móveis com informações meteorológicas da FAO.
A parceria vê as ferramentas de Educação Digital e Desenvolvimento de Competências da FAO sendo hospedadas na plataforma de treinamento digital da Telefónica Miríadax.
Vicente Muñoz, diretor da IoT da Telefónica, disse que "a Internet das coisas é um facilitador da transformação digital que já está começando a mudar a paisagem da agricultura global. Ao aproveitar os benefícios desta nova tecnologia, estamos ajudando no desenvolvimento das sociedades e favorecendo o menor uso e maior acesso a recursos como a água".